Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, sendo caracterizada com variações de humor e emoções fora do habitual. podendo haver sintomas leves, moderados ou graves (OPAS, [S. I.]). O PHQ-9 (Patient Health Questionnaire-9) é um instrumento constituído de nove perguntas que avaliam a presença de possíveis sintomas ligados a depressão (SANTOS et al., 2013). O transtorno de ansiedade é definido como a resposta exacerbada e patológica a situações cotidianas, normalmente acompanhado de sintomas como dores de cabeça, palpitações, respiração acelerada entre outros (FROTA et al., 2022). O Inventário de Ansiedade de BECK (BAI), dispondo de um questionário com 21 questões e tem por finalidade estimar sintomas característicos de ansiedade e distinguir de forma confiável a ansiedade da depressão. (ROSA; et al., 2023). Observada a alta demanda da saúde mental do município de Sorocaba, que segue a tendência epidemiológica global, o manejo multiprofissional e integral das condições de saúde mostra-se imprescindível no seguimento e gestão do cuidado no campo mental. O presente trabalho justifica-se, portanto, em avaliar o impacto do exercício físico orientado para pacientes em uso de psicotrópicos acompanhados no grupo de Praticas Corporais e Atividades Físicas da Unidade de Saúde da Família Paineiras, do município de Sorocaba/SP, através do uso das escalas psicométricas (PHQ-9 e BAI) em um grupo piloto.
Analisar o efeito do exercício físico orientado na saúde mental de participantes do Grupo de Práticas Corporais e Atividade Física da USF Paineiras que se encontram em uso de psicotrópicos.
Trata-se de um estudo quantitativo a partir de grupo piloto realizado na atenção primaria a saúde do município. Todos os 40 participantes do grupo PACF foram convidados a participar da triagem inicial. Sendo utilizados como critérios de inclusão: estar em uso de psicotrópicos, e participar anteriormente do grupo PCAF da USF Paineiras, sendo triados 8 participantes. Foram aplicadas as escalas psicométricas PHQ-9 e Inventario de Ansiedade Beck (BAI), para avaliação inicial de sintomas relacionados a depressão e ansiedade, nos 8 participantes triados. Ambos os instrumentos se caracterizam pela rápida aplicabilidade e importância para obtenção de dados epidemiológicos relacionados a saúde mental, sendo aplicados no grupo piloto e levando em conta os sintomas apresentados e relatados pelos pacientes, nas duas últimas semanas. A segunda etapa foi a aplicação de um protocolo semanal de exercícios orientados pela profissional de educação física residente na USF e responsável pelo grupo, durante 12 semanas. Sendo realizadas reavaliações na 4° e na 12° semana de exercícios. Todas as práticas e exercícios foram realizadas na academia da USF Paineiras, entre os meses de agosto e novembro de 2023. As avaliações foram realizadas junto ao farmacêutico residente. A organização da base de dados e a análise estatística foram realizadas utilizando o programa Microsoft Excel 2019® para Windows.
Os resultados obtidos a partir da análise comparativa dos escores entre a 1º e a 3º avaliação foram satisfatórios. Houve uma redução dos escores, tanto PHQ-9 quanto BAI, podendo ser interpretados também como uma melhora nos sintomas de depressão e ansiedade, respectivamente. Na primeira avaliação, obteve-se um escore médio para depressão de 11,6, apresentando assim escores compatíveis com depressão mínima. Enquanto na escala de Beck, o escore médio foi de 22,6, apresentando escores compatíveis com ansiedade moderada. Após a aplicação do protocolo de exercícios orientados, na terceira avaliação, obteve-se escore de 6,3 para sintomas de depressão, representando uma redução de 45,70% entre a primeira e a 12º semana. Enquanto os sintomas de ansiedade, obtiveram escore de 8,5 na terceira avaliação, representando uma redução de 62,39% entre a primeira e a 12º semana.
Os resultados encontrados nesse grupo piloto, evidenciam a efetividade e o impacto da atividade física na qualidade de vida dos participantes, que sinergicamente com a farmacoterapia adequada, apresentam melhora significativa nas escalas psicométricas de depressão e ansiedade. Além disso, coloca em foco a importância da continuidade do projeto no ano de 2024, bem como sua possível replicação futura em demais unidades que contam com apoio das equipes multiprofissionais. Diante disso, infere-se que a pratica do exercício físico tem efeito direto na melhora dos sintomas dos transtornos mentais comuns. Além disso, os sintomas relacionados a ansiedade se mostraram mais prevalentes entres os participantes do grupo, contudo, obtiveram maior redução se comparados com os sintomas relacionados a depressão.
práticas corporais, atividade física, saúde mental
Nicolli Muniz de Almeida, Jadon Araújo Macêdo Silva, Leandro Garcia de Oliveira