Regionalização

A Regionalização da Saúde é um princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) desde sua concepção. A Constituição Federal de 1988 (CF/88), em seu artigo 198, estabelece a organização do sistema, por meio de, uma rede regionalizada e hierarquizada de atenção à saúde, tendo a descentralização como um de seus pilares.

O processo de implementação do SUS, com foco central na descentralização, adotou a municipalização como estratégia fundamental. Essa descentralização visava aproximar a gestão de saúde e os serviços oferecidos à sociedade, levando em conta suas especificidades e preferências, com o objetivo de fornecer respostas mais eficazes às suas necessidades.

A Política de Regionalização para o estado de São Paulo define abordagens, objetivos, diretrizes estratégicas e metas para impulsionar o processo de regionalização e planejamento regional integrado (PRI) em todo o território paulista, visando garantir sua efetiva implantação e acesso equitativo à rede de atenção à saúde em todo o estado.

Composição do Grupo Bipartite

SMS

  • Adriana Martins (Guararema – Presidente do COSEMS/SP)
  • Danilo Carvalho Oliveira (Americana – Diretor do COSEMS/SP)
  • Carmem Sílvia Guariente (Bragança Paulista – Diretora do COSEMS/SP)

Técnicos

  • Elaine Maria Giannotti (COSEMS/SP)
  • Marcia Marinho Tubone (COSEMS/SP)

Arquivos