Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Teve início em junho de 2015 o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS). A ação tem o intuito de avaliar os estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares, contemplados com recursos financeiros provenientes de programas, políticas e incentivos do Ministério da Saúde (MS). Para unir os principais atores deste programa, o COSEMS/SP promoveu seminário na capital paulista com representantes do MS, das Universidades, da Secretaria de Estado a Saúde de São Paulo (SES/SP) e dos municípios paulistas.
| Origem do PNASS* |
|
O PNASS originou-se do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH), desenvolvido a partir de 1998. Em 2004, o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC/SAS/MS), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), ampliou o escopo do PNASH, possibilitando a avaliação da totalidade dos estabelecimentos de atenção especializada e dando origem ao PNASS. A Política Nacional de Regulação, instituída pela Portaria MS/GM nº 1.559, de 1º de agosto de 2008, estabelece como ação, na dimensão Regulação da Atenção à Saúde, a avaliação de desempenho dos serviços, da gestão e de satisfação dos usuários. Em 2015, foi publicada Portaria GM/MS Nº 28, de janeiro de 2015 que reformula o PNASS. |
| *Dados colhidos do caderno do programa, disponibilizado pelo Ministério da Saúde |
| Objetivos específicos |
|
– Consolidar o processo de avaliações sistemáticas dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares.
– Conhecer o perfil da gestão dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados.
– Aferir a satisfação dos usuários do SUS nos estabelecimentos avaliados.
– Incorporar indicadores que meçam o resultado da atenção/assistência prestada pelos estabelecimentos avaliados.
– Conhecer a inserção dos estabelecimentos de Atenção Especializada avaliados como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde.
– Incentivar, pedagogicamente, a cultura avaliativa no processo de trabalho dos gestores de saúde.
– Incentivar a cultura avaliativa em estabelecimentos de saúde do SUS.
– Consolidar o PNASS como um instrumento de gestão do SUS.
– Transformar o PNASS em uma ferramenta estratégica de regulação do SUS.
|