Curso semi presencial de Qualificação do Cuidado nas Redes de Atenção à Saúde

 
A coordenação geral do grupo técnico bipartite de Educação Permanente em Saúde promove o ‘Curso semipresencial de Qualificação do Cuidado nas Redes de Atenção à Saúde’, o qual pretende preparar profissionais da Atenção Primária em Saúde do SUS no estado de São Paulo para atuarem como agentes de qualificação do cuidado em Saúde nas suas unidades, na perspectiva de estruturação de redes de atenção à saúde. As inscrições seguem até dia 10 de julho e deverão ser encaminhadas por meio eletrônico (e-mail) aos Centros de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS (CDQ) dos respectivos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) em planilha específica disponibilizada pelo CDQ, juntamente com a liberação dos profissionais.
 
Serão disponibilizadas, aproximadamente, 1800 vagas. O curso contará com três etapas: 1ª – previsão de início em meados de agosto (encontro presencial) e 21/08/2017 na plataforma EAD, com duração de quatro meses, somando-se 80 horas, sendo 56 horas no EAD (plataforma Moodle) e 24 horas presenciais (três encontros de oito horas no município sede do respectivo DRS) e término em início de dezembro/2017. A 2ª e 3ª etapas serão realizadas em 2018. 
 
Clique aqui e confira o projeto Hora Aula. 
 
Público alvo
O Coordenador da Atenção Básica (preferencialmente), e os demais profissionais com condições e capacidade de tomada de decisão e interface com as equipes e a gestão municipal. Os profissionais indicados pelos gestores municipais deverão ser liberados para participarem de três encontros presenciais, num total de 24 horas, no município sede do respectivo DRS, mediante preenchimento de modelo de liberação já disponibilizado por meio dos CDQs.
 
Critérios definidos pelo grupo técnico bipartite para distribuição das vagas:
Municípios até 5.000 habitantes – 2 vagas
Municípios de 5.001 a 10.000 habitantes – 3 vagas
Municípios de 10.0001 a 20.000 habitantes – 4 vagas
Municípios de 20.001 a 100.000 habitantes – 5 vagas 
*Referência – porte populacional TCU -2016
 
As vagas deverão ser preenchidas de acordo com os critérios acima. Nos casos em que houver sobra de vagas, a respectiva Comissão Intergestores Regional (CIR) deverá decidir o remanejamento.
 
Acredita-se que os mecanismos tecnológicos de educação à distância, associados às aulas presenciais, aos momentos de dispersão com apoio dos tutores e às atividades programadas de Ensino à Distância – EAD, para serem desenvolvidas, analisadas e/ou realizadas, no cotidiano dos participantes, fornecerão novas possibilidades de ensino-aprendizagem, respeitando a vivencia concreta dos participantes no SUS.