Instituto Butantan testa vacina de hepatite B em gotas

Instituto Butantan testa vacina de hepatite B em gotas

Estudo inédito do Instituto Butantan revelou que a vacina contra hepatite B pode ser aplicada via oral. A nova forma de administração da vacina permitirá ampliar a cobertura da imunização e reduzir drasticamente os custos de aplicação. Os testes em humanos começam em 2012.

A inovação foi possibilitada pela descoberta de um novo adjuvante, a sílica nanoestruturada, que, conduzida junto à vacina, eleva a produção de anticorpos que neutralizam o vírus. Sem o adjuvante isso era impossível, já que não existia uma maneira de estimular o sistema imunológico, sobrepassando as condições adversas de acidez do sistema gastrointestinal.

Os primeiros testes, realizados em animais, foram bem sucedidos, já que a toxicologia é negativa e os níveis de proteção foram positivos. Agora, os protocolos de pesquisa clínica estão sendo preparados e a expectativa é de que a nova aplicação possa ser testada a partir do ano que vem.

O Instituto
Desde 1901, o Instituto, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) possui em suas atribuições a produção de imunobiológicos voltados à Saúde Pública. O Butantan é responsável por mais de 93% dos soros e vacinas produzidas no Brasil. Seus produtos são direcionados ao Ministério da Saúde, que os distribui de forma estratégica e gratuita à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em sua sede estão instaladas modernas fábricas de produção, contando também com a Fazenda São Joaquim, no Município de Araçariguama, local onde se encontram os 800 cavalos responsáveis pela produção de anticorpos integrantes dos soros curativos. Reconhecido internacionalmente, o instituto é um dos um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo. Apresenta ainda em seu complexo produtivo, o Centro de Biotecnologia, espaço voltado a pesquisas aplicadas de ponta, conduzido por renomados pesquisadores e equipado com modernos recursos voltados à produção para a Saúde Pública.

SES-SP