Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A amamentação exclusiva é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até os seis meses de idade e, depois desse período, o aleitamento deve continuar juntamente com a introdução alimentar. O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado promove o incentivo ao aleitamento e a cor dourada simboliza o leite materno, que é o alimento considerado padrão ouro para a saúde dos bebês. Na primeira semana do mesmo mês é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) que tem como objetivo realizar ações intersetoriais de conscientização e orientações sobre a importância da amamentação. A data também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao fim da pobreza, fome zero e saúde e bem-estar. Apesar das evidências científicas que provam que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, as taxas de amamentação no Brasil, principalmente a exclusiva, estão abaixo do preconizado e os profissionais de saúde são fundamentais no esforço de reverter esse cenário. Para celebrar a SMAM, foi realizada uma ação intersecretarial entre a Secretaria de Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Comunicação e Secretaria da Mulher e da Família na praça central do município para as gestantes, puérperas, mães lactantes e suas famílias. Diante da dimensão do tema, a ação foi multidisciplinar com orientações e informações dos mais diversos aspectos envolvidos no aleitamento materno.
O objetivo principal da ação foi realizar um evento direcionado às gestantes, puérperas e mães lactantes para promover o aleitamento materno, conscientizar sobre a sua importância para a saúde do bebê, esclarecer dúvidas, proporcionar experiências e realizar orientações específicas de cada área da saúde.
O local escolhido foi a Praça Central da cidade pela característica histórica e acolhedora, além da visibilidade da ação. Cada equipe técnica ficou responsável por uma tenda para desenvolver temas e ações específicas relacionadas à sua área. Fonoaudiologia: posicionamento durante a amamentação e avaliação do frênulo lingual; Pediatria: Quiz sobre os benefícios da amamentação; Enfermagem: primeiros socorros no atendimento ao recém-nascido; Saúde da Mulher: transformações no corpo da mulher no puerpério imediato e tardio, cuidados com a mama, métodos contraceptivos e sexualidade no pós parto; Nutrição: verdades e mitos sobre a Amamentação; Saúde Mental: importância do aleitamento no vínculo afetivo; Odontologia: higiene bucal no bebê e distribuição de kits escovação; Terapia Ocupacional: orientações sobre o brincar e estimulação do bebê; Fisioterapia: Auriculoterapia Chinesa nas mães; Serviço Social: direitos das gestantes, mães e bebês; Cantinho do Aleitamento Materno: ambiente preparado e decorado para o aleitamento; Fraldário; para troca do bebê; Cadastramento: recebimento dos kits lanche e sorteios de brindes. Em paralelo, foi montada uma grande tenda com música ao vivo e as mães puderam vivenciar uma aula de dança materna com uso de sling que foi presenteado para as mesmas. Além disso, houve sorteio de brindes, painel instagramável para fotos e entrega dos kits enxoval do Programa Mãe Parnaibana que ocorre todos os meses pelo Fundo Social de Solidariedade.
O evento foi visitado por um grande número de pessoas que circularam entre as tendas e usufruíram das experiências e informações fornecidas. As fonoaudiólogas relataram que, durante a ação, identificaram diversas mães que necessitavam de um atendimento mais específico e já direcionaram para seguimento no serviço de saúde de referência. Dentre essas situações estava uma gestante de um bebê com fissura unilateral e duas gestantes gemelares que foram encaminhadas para o Ambulatório de Pediatria de Alto Risco e Especialidades (AMPARE). Os serviços disponíveis na rede municipal de saúde direcionados para esse público como o Ambulatório de Apoio ao Aleitamento Infantil também foram amplamente divulgados.
As ações de promoção do aleitamento materno são fundamentais para conscientizar a população sobre os benefícios, além da saúde, que a amamentação proporciona para as mães e seus bebês. Porém, para ser efetiva, é preciso empenho coletivo e intersetorial com uma abordagem integral e humanizada.
Aleitamento materno, amamentação.
Melissa Gomes de Oliveira, Thais Cardoso Benedetti, Natália Caldeira Pontes Lima, Maria Teresa Fantozzi Giorgetti, João Paulo Oliveira Pego, Valquiria De Conto, Janaina Cruz Marini, Rosana Lappo, Lucia Maria Pissolatti da Silva, Greta Maria Scrivener Correa, Suelene Machado Santana, Camila Aparecida Damasceno Lopes, Maria Silvia de Almeida Mello Freire, José Carlos Misorelli