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Este relato apresenta a experiência de incorporação de jogos, gincanas e brincadeiras interativas nos treinamentos realizados pelo Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Diretoria Geral de Urgência e Emergência (DGUE). A iniciativa foi implementada para aumentar a participação dos servidores e melhorar os índices de satisfação com as capacitações. Os treinamentos descritos foram realizados entre janeiro de 2023 e maio de 2024 e atenderam servidores da DGUE. Contudo, é importante destacar que o CAP também atende outros departamentos da Secretaria de Saúde, além de outras secretarias e órgãos municipais, evidenciando sua abrangência e relevância no desenvolvimento de competências profissionais no município.
Objetivo Geral: Promover maior engajamento, bem-estar e satisfação nos treinamentos, aprimorando a interação entre os servidores e a assimilação do conteúdo. Objetivos Específicos: •Integrar jogos e brincadeiras interativas como metodologia pedagógica. •Estimular o trabalho em equipe e a interação entre os participantes. •Monitorar os impactos da iniciativa nos índices de participação, satisfação e verbalizações espontâneas sobre bem-estar.
A equipe do CAP iniciou o projeto realizando uma pesquisa para identificar jogos que pudessem ser facilmente adaptados sem custos ou com custos mínimos. Com base nessa pesquisa, foram escolhidos jogos tradicionais, como bingo e dominó, personalizados para abordar os temas dos treinamentos. Adicionalmente, foram realizadas gincanas que incentivaram o trabalho em equipe e concursos de paródias e poesias, sempre relacionados ao conteúdo das aulas. Para os participantes mais jovens, foram incluídos jogos eletrônicos, como boliche virtual e jogos de memorização, que despertaram grande interesse. Outra estratégia adotada foi a incorporação de jogos típicos de quermesses, como argola na garrafa e corrida com bolinha de tênis de mesa no copo, que trouxeram descontração e integração. Essas atividades ampliaram o alcance e tornaram os treinamentos mais dinâmicos e inclusivos, atendendo às preferências de diferentes faixas etárias. As atividades foram aplicadas em 22 treinamentos ao longo do período, beneficiando servidores de diversas áreas e promovendo maior interação e engajamento entre os participantes.
Os resultados foram expressivos, com a média de satisfação dos participantes nas avaliações de bom e ótimo subindo de 78% para 92%. Os servidores mais antigos relataram que, ao participarem de jogos tradicionais, como bingo e dominó, sentiram-se mais à vontade, relacionando as atividades a algo familiar e divertido, o que facilitou o aprendizado. Já os participantes mais jovens demonstraram grande entusiasmo com as gincanas, as paródias e os jogos eletrônicos, como boliche virtual e de memorização. As atividades típicas de quermesses também foram amplamente elogiadas, contribuindo para o aumento da interação e da satisfação. Os servidores relataram melhorias no bem-estar, maior disposição para participar dos treinamentos e facilidade na assimilação dos conteúdos abordados. A interação entre os participantes também foi fortalecida, promovendo um ambiente mais colaborativo.
A utilização de jogos, brincadeiras e atividades criativas demonstrou ser uma estratégia inovadora e eficaz para melhorar a motivação, o engajamento e a satisfação dos servidores nos treinamentos promovidos pelo CAP-DGUE. Esta experiência serve como modelo a ser replicado em outras unidades do SUS e em diferentes órgãos municipais, comprovando que métodos acessíveis e lúdicos podem transformar o aprendizado em um processo mais significativo e prazeroso para todos.
Educação Continuada, Treinamento, Lúdico
MARIA CELESTE OLIVEIRA MARQUES TISAKA, JOSE APARECIDO DE MAGALHÃES