Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), SP tem a maior taxa de mortes por câncer de mama em mulheres do Brasil. Após a atualização 2023-25, são previstos 500 mil casos no sul e sudeste. Guarulhos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ocupa a 13ª posição no ranking populacional no país. Diante disso, estamos inseridos na realidade da doença, que, contudo, possui taxa de cura de 95% se descoberta no início. É indiscutível a importância de uma linha de cuidados dedicada à saúde da mulher: acolhimento, atenção à queixa, estudos, diagnóstico e direcionamento correto para recuperação, como está descrito nos objetivos do SUS em sua legislação. Nesse contexto, o CEMEG São João é referência municipal na rede: oferta consulta em mastologia, mamografia, ultrassom de mamas e laudo desses exames no mesmo local, pois todos os profissionais atuam na unidade. Conta com o único mamógrafo próprio do município, um aparelho 100% digital capaz de produzir imagens de alta resolução em tempo real e realizar imagens específicas para esclarecer possíveis diagnósticos importantes. Com dois aparelhos de ultrassom, possui os requisitos imprescindíveis para um atendimento multiprofissional de qualidade no combate à doença. Essa união é uma ferramenta potencialmente capaz de promover uma ação eficaz no combate ao câncer de mama, visto que a redução do tempo decorrido entre a queixa, o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento é uma das etapas para o sucesso: a cura.
– Garantir que recebam atendimento humanizado no CEMEG São João: – admissão na recepção; – realização do exame com o máximo de amplitude na atenção aos sintomas, queixas, precedentes e história de vida; – produção de laudo qualificado; – agendamento de consulta em mastologia na própria unidade, se constatada a necessidade; – reencaminhamento à UBS de forma assistida, com interação CEMEG-UBS, resultando no alinhamento de ações até que a conduta final seja alcançada com rapidez. – Promover a informação sobre como cuidar da saúde, realizar o autoexame e sobre as legislações que protegem a mulher; – Conscientizar sobre sintomas que exigem atenção, quando procurar atendimento médico e sobre fatores que podem influenciar no aumento ou diminuição da probabilidade de desenvolver o câncer de mama; – Acompanhar mensalmente as pacientes enviadas à rede de apoio que foram inseridas em tratamentos oncológicos; – Cumprir papel expressivo na diminuição da fila de espera pela mamografia no município.
Acesso 1: vaga para mamografia é disponibilizada pelo CEMEG São João às UBS. No CEMEG, a paciente é acolhida pela recepção e equipe de mamografia. Antes do exame, são conferidos dados pessoais e anamnese que acompanha o pedido e adicionadas informações dentro do contexto da doença. O exame é composto por quatro imagens diferentes. Juntas formam uma imagem bidimensional das mamas que permite ao médico radiologista examiná-las e produzir o laudo de acordo com os achados. Existe uma classificação internacional para os achados (BI-RADS), que vai de 0 a 6. As categorias 0, 3, 4 e 5 exigem condutas adicionais, que pode ser a realização de imagens complementares sobre uma região isolada da mama ou de ultrassonografia como complemento diagnóstico. Em ambas as situações, realizamos agendamentos internos de acordo com o fluxo da unidade, via mensagem eletrônica, visando à rapidez no contato com a paciente. Prevalecendo BI-RADS 3, 4 ou 5, a paciente é inserida na agenda interna de mastologia (interconsulta). Acesso 2: paciente vem da regulação para consulta em mastologia. Se solicitado, realizamos mamografia e laudo imediatos, com retorno ao consultório em seguida. Nos dois cenários, se for necessário encaminhar a paciente à rede de apoio (biópsia e possível tratamento), o procedimento é feito dentro da unidade e, em até 7 dias úteis, ela é convocada a retirar os exames realizados e documentos necessários e recebe as orientações para prosseguir com o atendimento.
– Diminuição de 99% do tempo de espera por consulta em mastologia após resultado suspeito na mamografia realizada na unidade; – Diminuição de 90% do tempo de espera por exame de ultrassonografia de mamas para pacientes com determinados achados mamográficos que tenham realizado mamografia ou consulta em mastologia na unidade; – Diminuição de 75% do tempo de espera pelo resultado do exame de mamografia realizado na unidade, se constatada a possível ocorrência oncológica pelas técnicas de mamografia no ato do exame.
A criação da linha de cuidados voltados à saúde da mulher sempre foi um sonho da unidade. Com a chegada do mamógrafo (aparelhos de ultrassom já existiam na unidade), da equipe de mamografia, do radiologista, seguidos pela mastologista e pelo aumento do leque de exames realizados na unidade, este sonho pôde ser tirado do papel. Graças a união desses elementos fundamentais, e agregando o trabalho ativo e empenhado desses e de outros profissionais da unidade, foi possível estabelecer com firmeza a vigilância em câncer de mama, reconhecendo a possibilidade da realização de um trabalho minucioso, abrangente, humanizado e principalmente ágil, indo de encontro direto a uma condição essencial à cura da doença: a rapidez no diagnóstico e no início do tratamento. Ainda há partes desse sonho que estão no papel: poder oferecer as biópsias na própria unidade. Isso eliminaria a etapa de encaminhar a paciente para a rede de apoio (fora da cidade) e diminuiria ainda mais o tempo necessário para um diagnóstico precoce e com grandes chances de cura. Contudo, este projeto é a prova de que é possível oferecer atendimento especializado e eficaz no combate às principais doenças que compilam estatísticas crescentes de prevalência e morte no país.
mamografia, câncer mama, tratamento, recuperação
EMILLY THAISY MACIEL SILVA, KARINA CAPUCHO NAKAMURA, HAYANE MIRANDA MENEZES, LUCAS TOMÉ DE SOUSA, JAMILE FERNANDES FERREIRA, DANIELA DE PAULA COSTA, BRUNO TORQUATO DE ARAUJO, JOYCE PESSOA NOGUEIRA, LILIAN TAMARA TAKAHASHI CARDOSO DOS SANTOS