Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
As doenças crônicas se caracterizam por serem multifatoriais, longos períodos de latência e curso prolongado. Podemos citar como exemplos dessas doenças a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, cânceres, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras (MALTA, D. C. et al, 2017). Os indivíduos que convivem com as DCNTs podem apresentar perda na qualidade de vida, na funcionalidade e consequências negativas para a família e comunidade. Além disso, os custos econômicos das DCNTs causam grande impacto no sistema de saúde e na sociedade, o que pode afetar negativamente o desenvolvimento do país (FIGUEIREDO, A. E. B ET al, 2021). É sabido que os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores de risco modificáveis para as doenças crônicas. Estima-se que 11 milhões de mortes são atribuídas a fatores de risco dietéticos (ŻARNOWSKI, A ET al, 2022). A Unidade Básica de Saúde (UBS) situada no bairro do Brás possui 4 equipes de estratégia de saúde da família e 2 equipes de atenção primária (tradicional). Estima-se que 2324 cadastrados são hipertensos, 948 cadastrados são diabéticos e 787 apresentam hipertensão e diabetes. Pensando no elevado número de pacientes portadores de doenças crônicas atendidos nessa UBS, nas altas taxas de mortalidade relacionadas a estas doenças foi desenvolvido um grupo de apoio para mudanças de hábitos alimentares como estratégia para modificar um dos principais fatores de risco destas doenças, o padrão dietético (FAST, 2024).
Desenvolver três grupos de apoio sendo um para pessoas com diabetes ou pré-diabetes, hipertensão e alterações dos níveis de colesterol e grupo de apoio para emagrecimento e através dos encontros mensais oferecer espaço para educação nutricional e desenvolvimento de pensamento crítico dos participantes e assim melhorar as escolhas alimentares dos participantes do grupo. A partir de melhores escolhas alimentares é esperado que os indivíduos apresentem redução do peso, redução das circunferências abdominais e circunferências de cintura e melhora nos resultados de exames após seis meses de acompanhamento nutricional.
Em janeiro do ano de 2024 foram iniciados os grupos de apoio nutricional da UBS Brás, separados por eixos temáticos sendo eles o grupo para diabéticos, para hipertensos ou alterações no colesterol e grupo para emagrecimento. Os grupos são abertos e cada um deles acontece uma vez ao mês, totalizando 3 grupos de apoio ao mês, que possuem cerca de 1 hora e 30 minutos de duração. Todos os pacientes preenchem uma ficha de acompanhamento nutricional onde relatam seus hábitos alimentares e estilo de vida. Após roda de conversa com educação nutricional, os pacientes passam por avaliação antropométrica que consiste em pesar cada um em balança digital portátil e avaliar circunferência da cintura e abdominal. Todos os participantes dos grupos recebem plano alimentar e avaliação dos exames bioquímicos é realizada, caso não tenham realizado nenhum exame nos últimos seis meses, a nutricionista faz a solicitação. Após período de seis meses de acompanhamento, passam por nova solicitação de exames, aqueles que obtiveram resultados positivos como emagrecimento e melhora dos exames bioquímicos podem manter o acompanhamento com a estratégia de saúde de família ou clínico geral, já os pacientes que ainda mantém alterações podem permanecer no grupo ou passam para avaliação nutricional individualizada e discussão do caso com a equipe, cada caso é avaliado de forma específica.
Para amostra de resultados foram considerados pacientes que passaram por ao meno 4 encontros e fizeram os exames bioquímicos antes e após a intervenção. Os dados serão apresentados somando todos os participantes dos três grupos. 80% dos participantes do grupo são do sexo feminino, 60% com idade entre 45 e 60 anos de idade e 40% dos participantes têm acima de 60 anos. 70% dos participantes são diabéticos e hipertensos, 90% apresentam excesso de peso e 80% apresentam alterações nos níveis de colesterol. Para análise dos resultados obtidos foi calculada a média de peso, circunferências abdominais e da cintura, LDL, Colesterol Total, Triglicerídeos, HDL, Glicemia e Hemoglobina glicada de todos os participantes antes e após a intervenção dos grupos. A média de peso inicial de todos os participantes é de 81,9Kg, após período de intervenção a média de peso caiu para 77,0Kg, uma redução de aproximadamente 5%. A média de circunferência na cintura dos participantes era de 95cm e teve queda de 4% após intervenção, assim com a média de circunferência abdominal que também apresentou queda de 4%. Nos exames laboratoriais as quedas foram mais expressivas, com queda de 25% nos níveis médios LDL, 15% de redução nos níveis de colesterol total, 19% de queda nos níveis de triglicerídeos e redução de 2% nos níveis de hemoglobina glicada. Houve ainda aumento na média de HDL em 18%, conhecido popularmente como colesterol bom (FERRARI, SANTOS 2021).
Os resultados obtidos após intervenção nos grupos de apoio nutricional mostram a eficácia positiva que as orientações nutricionais podem proporcionar na mudança dos hábitos alimentares, emagrecimento e melhora nos exames bioquímicos, reduzindo desta forma possíveis complicações causadas pelo mau controle das DCNTs. Para resultados ainda mais significativos, a implementação de programas de mudança de estilo de vida em indivíduos portadores de fatores de risco deve ser associada a alterações ambientais que favoreçam as escolhas individuais na adoção e manutenção do estilo de vida saudável, conforme recomendação recente da OMS. Apesar dos resultados satisfatórios, um problema identificado é o tamanho da amostra reduzida, sendo necessário intensificar processo de busca ativa dos faltosos e incluir mais profissionais da equipe multidisciplinar para abordagem mais integrativa. Por fim, faz-se necessário que todos os profissionais da unidade tenham conhecimento dos grupos ofertados e ofertem atendimento coletivo como estratégia de acompanhamento fortalecendo o cuidado integral ao invés do modelo biomédico assistencial.
antropometria, bioquímico, educação, nutrição
AMANDA DIAS VOLPINI