Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Embora estando o Município localizado na região sudeste, no Vale do Paraíba, o Município encontra-se entre os dez mais pobres do Estado de São Paulo, conforme Secretária de Desenvolvimento Social do Estado – SEDS, 41,1% da população apresentam renda familiar de até meio salário mínimo, segundo dados do IBGE -2021. As reais vulnerabilidades que atingem os munícipes é especificamente a falta de oportunidade de trabalho, alto índice de pobreza e desemprego, destaque da figura feminina assumindo o papel de responsável pela garantia financeira da família. serviço de atenção diária que atende cerca de 300 usuários com transtorno mental grave, que necessitam de cuidados intensivos, de forma a evitar internações em hospitais psiquiátricos e visa possibilitar a reintegração dos mesmos na vida social e familiar; bem como o resgate de sua cidadania. Atende também os usuários com necessidades de acompanhamento decorrentes do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, que é uma demanda crescente no serviço. Conta também com o Ambulatório de Saúde Mental e Matriciamento. O presente projeto justifica-se no contexto referido acima, na medida em que realizamos uma análise a procedência, ao nível socioeconômico e cultural e social dos usuários com transtornos mentais, bem como de seus familiares, referenciados no Centro de Atenção Psicossocial do Município, agregando maior responsabilidade quanto há falta de oportunidade de desenvolvimento social e humano dispensado a estes atores.
Objetivo Geral: • Garantir o acesso de jovens e adultos em situação de sofrimento psíquico e que fazem uso problemático de álcool e outras drogas, que residem no Distrito de Campos de Cunha e arredores do Município, a ações que promovam o cuidado e a cidadania e realização de atividades de Matriciamento das Equipes de Atenção Básica; • Realizar ações de Matriciamento das Equipes de Atenção Básica do Distrito, que poderão contribuir para o fortalecimento das práticas em saúde; permitindo à Gestão de Saúde do Município e à Coordenação de Saúde Mental tornar mais efetivas as diretrizes e objetivas da RAPS. Objetivos específicos: • • Prestar atendimento clínico psiquiátrico, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; • Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
Ofertar os serviços disponíveis na sede do Caps, na sede da Estratégia da saúde do Distrito de Campos de Cunha, Cunha/SP, que será realizado por toda a equipe técnica do Caps –I, uma vez por mês em horário comercial, acontecendo toda primeira sexta-feira de cada mês.
Espera-se que a estratégia do cuidado itinerante se torne um marco para a saúde mental do Município e Região. Com a diminuição de transferência de usuários em crise para hospitais especializados; facilidade de acesso dos pacientes ao serviço, demonstrando dessa forma que o trabalho de desconstrução de estigmas funcione de maneira eficaz. Busca-se com trabalho que se realizará pela equipe do CAPS I de Cunha, seja um espaço que vai além do cuidado, mas uma prática eficaz de atendimento de sua demanda.
O monitoramento do projeto acontecerá através de levantamento de atendimento mensal, constando informações como: atividade realizada, assinatura dos participantes, pressão arterial, frequência cardíaca, peso, materiais utilizados, atividades desenvolvidas e profissionais envolvidos na atividade. As avaliações de processo têm como objetivo produzir conhecimento para uso local do que está sendo oferecido à população. Esse tipo de informação será útil como retroalimentação do projeto/intervenção, permitindo sua adaptação às necessidades da comunidade e, consequentemente, tornando mais provável o alcance dos resultados planejados Espera-se que a estratégia do cuidado itinerante se torne um marco para a saúde mental do Município e Região. Com a diminuição de transferência de usuários em crise para hospitais especializados; facilidade de acesso dos pacientes ao serviço, demonstrando dessa forma que o trabalho de desconstrução de estigmas funcione de maneira eficaz. Busca-se com trabalho que se realizará pela equipe do CAPS I de Cunha, seja um espaço que vai além do cuidado, mas uma prática eficaz de atendimento de sua demanda.
CAPS, CAPS I, ITINERANTE, ACESSO
Luciana Aparecida Fernandes, Gilvam Augusto Coelho da Silva