Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O livro foi criado para uso na educação em saúde do município de Iepê SP, na pré escola municipal Dona Juventina Zago de Oliveira, para ensinar alunos sobre o ciclo de vida do mosquito e cuidados para evitar criadouros. O livro é de linguagem simples e didática para melhor entendimento das crianças.
Ensinar de forma simples e didática as crianças da pré-escola, pois algumas ainda não são alfabetizadas e ensinando com um material visual as crianças prestam atenção e aprendem melhor. Com isso a educação em saúde tem melhor efeito e resultado impactante.
O livro foi confeccionado com parte de material reciclado, eva, escrita impressa em papel A4, fita adesiva e cola instantânea. Sua confecção iniciou-se em fevereiro de 2024. O livro foi criado a partir de uma ideia de criar um material que fosse didático e de simples entendimento para crianças do pré-escolar.
Durante as semanas de mobilização contra as arboviroses, tivemos uma grande adesão na escola, e muita interação dos alunos. Eles ficaram mais atentos aos cuidados que devem tomar em casa e resultou em muitos relatos sobre os criadouros encontrados nas residências. As crianças interagiram de uma forma incrivelmente participativa, onde houve troca de informações e saberes.
Com a confecção deste material, tivemos um grande aproveitamento e participação dos alunos e professores. Foi uma experiência encantadora que nos motivou a cada vez mais estar nas escolas fazendo educação em saúde, de forma didática e criativa para ensinar as crianças de uma forma simples e verdadeira que venha trazer ótimos resultados. Crianças aprendem muito rápido, e esse saber elas levam para casa e disseminam as informações recebidas na escola para seus familiares.
Ciclo de vida do Aedes aegypti
GLEICIELI APARECIDA MARTINS ALVES, FRANCIELI ALVES XAVIER, JACKELINE KUBAYASH MOREIRA BARBOSA, ROSINETE DE LARA ALMEIDA