Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Limeira é um município do interior do estado de São Paulo, com aproximadamente 310 mil habitantes, conta com 32 Unidades Básicas de Saúde e três equipes multidisciplinares (eMulti). A Secretaria Municipal de Saúde tem atuado de forma estratégica no fortalecimento da Atenção Básica (AB), incentivando ações de promoção à saúde e de prevenção de agravos no município. Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), teve início a implementação do FOCAIN (FOot Care and Exercises ImplementatioN for People with Diabetes in Primary Care)¹, projeto fundamentado na ciência da implementação, com objetivo de incorporar um programa de prevenção de complicações relacionadas aos pés de pessoas com diabetes (DM). O processo é estruturado em quatro fases: 1. pré-implementação 2. criação da estrutura para a implementação 3. intervenção e 4. manutenção. A fase 1² incluiu o levantamento de informações sobre o contexto local, com identificação de barreiras e facilitadores e formação do time de implementação com participação de profissionais de saúde da cidade e pesquisadores. Já a fase 2 criou a estrutura da implementação para viabilizar a intervenção, adaptando-a ao contexto local. Nessa etapa, foram elaboradas estratégias para o treinamento dos profissionais de saúde na temática do projeto e condução da intervenção clínica por meio de grupos para os cuidados dos pés de pessoas com DM.
Este relato tem como objetivo descrever o processo metodológico e os resultados da fase 2 da implementação do Projeto FOCAIN, direcionada à construção participativa do plano de treinamento dos profissionais da AB e na organização da intervenção clínica de cuidado dos pés das pessoas com DM. Apresenta também resultados parciais da fase 3, com a caracterização do treinamento realizado, incluindo os profissionais envolvidos, os conteúdos abordados, a metodologia adotada e a forma como as ações foram pactuadas com a equipe.
O time de implementação foi definido com base no conhecimento e percepções de diferentes profissionais, sendo o convite realizado na fase 1, após a identificação do contexto local². Sua função foi deliberar conjuntamente o plano de ação para o treinamento dos profissionais em cuidados com o pé de pessoas com DM e a organização da intervenção. O time e os pesquisadores realizaram 4 encontros quinzenais. No primeiro encontro, foram apresentadas as barreiras e facilitadores identificados na fase 1², promovendo a reflexão entre os participantes. Nos encontros seguintes, foram definidos conteúdos e estratégias para o treinamento dos profissionais, sendo decidido a inclusão de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais no treinamento optou-se pela modalidade híbrida na parte teórica, visando ampliar a participação diante da escassez de recursos humanos, dois encontros práticos presenciais e certificação mediante participação mínima de 75%. A adoção ao time foi avaliada segundo o RE-AIM³, sendo calculada pela razão entre o número de participantes da fase 1² convidados e o número de participantes em de pelo menos 1 encontro. A representatividade profissional e as estratégias elaboradas foram descritas segundo o framework ERIC4. A representatividade profissional e a porcentagem de profissionais com participação acima de 75% foram calculados para o treinamento profissional.
Ao final da fase 1², 54 pessoas foram convidadas para o time de implementação, 14 participaram de ao menos 1 encontro, correspondendo a uma adoção de 26%. Era esperado que o time fosse uma amostra menor do grupo inicial, favorecendo a profundidade das discussões. Quanto à representatividade, participaram 2 enfermeiras (14,3%) 1 agente comunitária de saúde (7,1%) 1 terapeuta ocupacional (7,1%) 1 assistente social (7,1%) 1 nutricionista (7,1%) 3 psicólogas (21,4%) e 5 fisioterapeutas (35,7%). Até o momento (fase 1 e 2), foram contempladas 9 estratégias das 73 presentes no ERIC4, reforçando o papel do time na adaptação e operacionalização da intervenção. Em relação ao treinamento, foram realizados 4 encontros, sendo os 2 primeiros da modalidade híbrida, abordando assuntos como inércia clínica, polineuropatia diabética, avaliação de grau de risco e offloading. Os 2 encontros finais foram presenciais, com prática das recomendações de autocuidado e oficina de exercício para os pés. Oitenta e uma pessoas participaram de pelo menos 1 dos encontros, sendo que 67,9% participaram de pelo menos 75% das sessões. Em relação à representatividade, participaram 15 enfermeiras (18,5%) 28 agentes comunitários de saúde (34,5%) 3 médicos (3,7%) 15 técnicos de enfermagem (18,5%) 14 multiprofissionais (17,2%) e 6 não informaram/outras profissões (7,4%).
A construção do time foi o pilar central para a adaptação contextual do projeto FOCAIN em Limeira, garantindo que a intervenção de cuidados dos pés das pessoas com DM fosse construída coletivamente e alinhada às necessidades locais. A composição e participação multiprofissional possibilitou capilaridade na tomada de decisão, contribuindo para estratégias mais factíveis e coerentes com a realidade da AB local Apesar da taxa de adoção moderada, a diversidade profissional garantiu legitimidade das decisões pactuadas, como oferta da formação em formato híbrido e ampliação da equipe da AB na capacitação, demonstrando sensibilidade às barreiras de recursos humanos e logística organizacional identificadas². Nesse processo, destacaram-se estratégias de implementação alinhadas ao ERIC4, como treinamentos dinâmicos, distribuição de materiais educativos, encontros educacionais, promoção da multidisciplinaridade e uso de meios de comunicação de massa. Os resultados ratificam que o uso de frameworks de implementação e governança compartilhada e participativa qualifica as intervenções em saúde. O FOCAIN mostra alto potencial para fortalecer o cuidado dos pés de pessoas com DM na AB e contribuir para a sustentabilidade das ações propostas.
Diabetes Mellitus Pés Diabeticos
CARLA BARBOSA RODRIGUES, PAULA NUNES CORDEIRO SOARES, GABRIEL SILVA SANTOS, JANE SUELEN SILVA PIRES FERREIRA, RONALDO HENRIQUE CRUVINEL JÚNIOR, DENISE FERRO, JOSIANE MIRANDA, ANA CAROLINA B SCHMITT, ISABEL C N SACCO