Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O escorpionismo tem sido uma preocupação crescente em vários municípios brasileiros. Em Mairiporã, essa realidade também está presente, principalmente pelas características do território. Apesar de ser considerado oficialmente urbano, o município possui muitas áreas com mata, encostas, terrenos extensos, cursos d’água e bairros próximos a áreas naturais, o que favorece o aparecimento de escorpiões. Além disso, o crescimento da cidade, a presença de entulhos, materiais de construção e o descarte inadequado de resíduos contribuem para criar ambientes propícios para esses animais. Com o aumento dos avistamentos, cresce também o risco de acidentes, principalmente em bairros mais afastados e ambientalmente vulneráveis. Diante dessa situação, a equipe de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde intensificou, em agosto de 2025, um trabalho contínuo de orientação, prevenção e busca ativa no município. As ações envolvem escolas, moradores, educadores e lideranças locais, beneficiando principalmente crianças, famílias e comunidades de áreas com maior risco. A iniciativa fortalece as ações do SUS no município ao unir vigilância, prevenção e participação da população.
Prevenir acidentes com escorpiões no município de Mairiporã por meio de ações educativas e de vigilância ativa, ampliando o conhecimento da população sobre identificação de riscos, medidas preventivas e condutas adequadas em caso de avistamento ou acidente, além de fortalecer a aproximação entre a Vigilância em Saúde e a comunidade.
Foram realizadas ações educativas em 17 escolas e unidades educacionais do município, especialmente em regiões próximas a áreas de mata ou com maior vulnerabilidade ambiental. As atividades foram desenvolvidas de forma simples e participativa, com conversas, explicações, orientações práticas e exemplos do dia a dia. As crianças receberam informações sobre como reconhecer o escorpião, evitar situações de risco e avisar um adulto em caso de avistamento. Também houve orientação aos educadores e envio de materiais informativos. O público direto alcançado foi estimado entre 1.000 e 1.200 estudantes, com alcance indireto superior a 5.000 pessoas. Além das ações nas escolas, foram realizadas 51 atividades de busca ativa em 31 bairros da sede e no Distrito de Terra Preta. Nessas ações, a equipe realizou inspeções ambientais, orientou moradores, identificou possíveis abrigos de escorpiões e reforçou cuidados como limpeza de quintais, retirada de entulhos e vedação de ralos e frestas, sempre seguindo o protocolo do MS Ministério da Saúde para ações de busca ativa e escorpionismo.
Observou-se aumento na procura por orientação junto à Vigilância e maior número de comunicações espontâneas de avistamentos. A população demonstrou maior compreensão sobre as formas de prevenção e sobre como agir em caso de acidente. Nas escolas, as crianças passaram a relatar situações de risco e a compartilhar as orientações com suas famílias. Em diversas áreas visitadas, percebeu-se maior cuidado com limpeza de terrenos, organização de materiais e manejo de resíduos. O trabalho também fortaleceu o vínculo entre a equipe de Controle de Vetores e a comunidade, tornando a atuação mais preventiva e menos focada apenas na resposta aos chamados.
A experiência mostrou que o enfrentamento do escorpionismo não depende apenas da captura do animal, mas principalmente de informação, prevenção e participação da comunidade. A aproximação com as escolas e com os moradores foi fundamental para ampliar o alcance das orientações e fortalecer a cultura de prevenção no município. A continuidade das ações, o trabalho integrado com outros setores e o acompanhamento constante das áreas de risco são essenciais para manter os resultados e reduzir a ocorrência de acidentes no território.
Prevenção e promoção em Saúde, controle e educação
MARIA AMÉLIA SAKAMITI RODA, KELLY JANAINA MUNHOZ, ANNA PAULA TEIXEIRA, DINAYRAN APARECIDA DOS SANTOS, RAPHAEL BLANES, GUSTAVO RENE DIAZ ORTIZ, WILSON ROBERTO RODRIGUES, CLAUDINEI ROGERIO DOS SANTOS SILVA