Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A experiência foi idealizada como uma ferramenta para apresentar os resultados das ações desenvolvidas pelo Escritório de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente aos gestores e buscou enfrentar a fragmentação das informações e servir como um canal de comunicação com as lideranças institucionais. O público-alvo direto é composto por coordenadores, gerentes e diretores do hospital, que participam mensalmente dos encontros de forma presencial e são responsáveis por capilarizar as informações. O público-alvo indireto são os colaboradores assistenciais que recebem as informações por seus coordenadores.
Tivemos como objetivo inicial melhorar o fluxo de informação e a comunicação entre os gestores e criar um ambiente para a apresentação de resultados. Com o passar dos meses observamos que houve uma transformação da proposta inicial, deixando de ser um espaço de comunicação e se tornando um espaço de construção compartilhada de processos de trabalho, tendo agora o objetivo de qualificar a gestão e os gestores do hospital.
Realização de encontros mensais liderados pelo Escritório de Qualidade com participação das lideranças do hospital. A cada encontro existe uma dinâmica proposta, dentre elas: apresentação de slides, dinâmicas de grupo ou Quiz. Os recursos necessários dependem da atividade, mas de modo geral são: anfiteatro ou sala equipados com recursos audiovisuais. Os recursos humanos são compostos pela equipe da qualidade e não há custos financeiros para sua execução. A cada encontro se delimita um novo rumo a ser seguido baseado nas experiências e sugestões apresentadas, com a realização de pactuações entre os gestores e prazos para o seu cumprimento. O objetivo central no momento é a superação de dificuldades e a melhoria contínua da qualidade na assistência prestada ao paciente. A principal dificuldade enfrentada para a concretização da experiência foi o engajamento dos gestores. A princípio houve baixa adesão a proposta, tendo o primeiro encontro a presença de somente 21 participantes. Após o primeiro encontro houve reunião entre a coordenação da Qualidade e Diretoria Técnica, para elaborar plano de adequação, foi proposta a mudança para encontros mensais com participação obrigatória dos gestores, construção de lista de presença nominal e tabulação dos dados com repasse das informações ao Diretor técnico para tratativas necessárias. Desde as medidas adotadas houve aumento expressivo de participação dos gestores, contando atualmente com uma média de 79 participantes em cada encontro
Dos diversos aprendizados, temos como ponto central a construção da gestão compartilhada, valorização dos saberes e principalmente o fortalecimento de vínculos e apoio mútuo. Houve um esclarecimento coletivo dos diferentes níveis de gestão e produção, e que há uma disparidade entre unidades e setores em todo o hospital, com fragmentação de processos e resultados. É evidente que precisamos nos igualar para depois evoluir e que existe uma relação direta de dependência para tais conquistas, o que exige o trabalho em equipe e a gestão compartilhada. Um resultado significativo é o engajamento dos gestores com participação tanto de servidores, parceiros e terceirizados. Favorecendo a comunicação, fortalecendo os laços e o trabalho em equipe.
Apesar da dificuldade inicial para implantação da estratégia e da obrigatoriedade de participação, que teve caráter impositivo, com o passar dos meses observamos que este não é o motivador atual, existe um senso de responsabilidade e importância que foi desenvolvido ao longo dos meses, hoje as equipes fazem questão de participar, pois se veem parte do processo e sua contribuição sendo ouvida e respeitada causando impacto positivo nas transformações que estão sendo realizadas no hospital. De fato alcançamos a construção compartilhada das estratégias de gestão, mudando o sistema de governança interna que deixa de ser vertical e apresenta uma horizontalidade nas decisões.
Segurança do Paciente, Gestão de Qualidade
ANGÉLICA ALVES RODRIGUES