Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Em 2024 o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses recebeu 200 demandas referentes a queixas sobre a presença de escorpiões. Muitas dessas queixas vieram acompanhadas de amostras que foram trazidas pelos munícipes e/ou coletadas pela Equipe de Controle de Animais Peçonhentos, acompanhada de orientação escrita e verbal, protocolada durante a vistoria. Essas amostras são enviadas para o CCZ de São Paulo para identificação taxonômica, após serem identificadas e cadastradas no Sistema SisaWeb. Esses dados são mapeados e anexados à orientação sobre prevenção, vigilância e controle a acidentes, utilizados nas palestras destinadas aos 7 CCPLs (Centros Comunitários de Barueri. As amostras das espécies são expostas para visualização durante eventos previstos na Agenda da Secretaria de Saúde do Estado no mês de Combate ao Escorpionismo e agenda do DTCZ.
Levar à comunidade as orientações sobre prevenção, vigilância e controle a acidentes com escorpiões, além da apresentação visual da espécie para melhor assimilação da mesma além de criar mais e mais agentes multiplicadores de saúde. Que os munícipes possam conhecer melhor o mapa de distribuição das espécies de escorpiões, pois assim saberão se estão localizados nos bairros de maior ou menor incidência, aumentando o interesse na aplicação e conhecimento das medidas de controle.
Apresentação de mapas de calor com os bairros do município acompanhado de quantidades de demandas para cada um. Amostras da nossa coleção de sinantrópicos das duas espécies de escorpiões (Tityus serrulatus e Tityus bahiensis) presentes no município para que conheçam as espécies. Palestras sobre as medidas de prevenção, vigilância e controle a acidentes com escorpiões em cada CCPL. (07 no total).
Acreditamos que os munícipes que compareceram nas palestras puderam narrar suas experiências com escorpiões, bem como acidentes ocorridos além de espécies encontradas, despertando ainda mais o interesse neles e nos outros participantes, na adoção das medidas de controle e prevenção apresentadas.
Acreditamos que a criação de agentes multiplicadores de saúde através das ações do DTCZ é um trabalho importante, pois leva sempre ao crescimento do conhecimento e à difusão deste, levando ao principio básico da Educação em Saúde Pública, além de dar voz aos munícipes sobre situações descritas de cuidados e prevenção das picadas por peçonhentos, permitindo que eles se sintam parte do processo de controle, prevenção e vigilância de peçonhentos como o escorpião.
escorpião, saúde pública, educação
JORGE EDUARDO BAQUEDANO PONTES, MARTA CHAVES PEREIRA DE LIMA, DR. VICTOR LOPES DA SILVA