Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Diante das restrições sanitárias da Covid-19, entre 2020/2021, a equipe do Departamento Ensino Pesquisa e Saúde Digital – DEPS da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, passou a usar novas tecnologias de informação e da comunicação no seu cotidiano. Naquele momento frente a necessidade premente de capacitar os profissionais para o atendimento a pessoas contaminadas, utilizou dos recursos das lives e aulas gravadas, para oferecer com agilidade informações atualizadas. Frente as experiências vividas, a equipe foi vislumbrando possibilidades de capacitações na modalidade à distância, na plataforma Moodle. Concomitantemente o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campinas – CEREST, procura a equipe do DEPS para realizar um Curso de Atualização em Saúde do Trabalhador, na modalidade a distância. Considerando que o DEPS é responsável em realizar capacitações para os servidores, que o tema da capacitação era pertinente para a modalidade EAD; a possibilidade de capacitar, ao mesmo tempo, muitos profissionais; acesso ao aprendizado sem a necessidade de deslocamento do aluno; vasto recursos e funcionalidades da plataforma Moodle. Iniciamos planejamento do curso em março/2022, criamos grupo condutor com os profissionais dos dois serviços. O curso destinado para profissionais de saúde que compõem a rede de serviços do SUS Campinas, prioritariamente profissionais de nível universitário. Período de realização: agosto a dezembro/2022.
Ampliar a capacidade dos profissionais de saúde para o reconhecimento e qualificação da assistência aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nos territórios, ampliar as notificações dos agravos de Saúde do Trabalhador e qualificar as ações de saúde do trabalhador nos territórios.
O curso foi estruturado com aulas assíncronas, sendo autoinstrucional, conteúdo autoexplicativos, sem presença de tutores. Carga horária total de 70 horas. Os temas das aulas foram definidos pela equipe do CEREST, os professores foram profissionais da própria equipe do CEREST, e outros convidados, externos ao serviço. O conteúdo organizado em três módulos, num total de 13 aulas. No Módulo 3, era da atividade final de curso, onde o aluno deveria desenvolver um projeto que visava a qualificação e/ou a visibilidade de alguma ação de Saúde do Trabalhador no local de trabalho. Cabe ressaltar que no EAD, o aluno se torna o sujeito de sua própria aprendizagem, e para isto o desafio é encontrar metodologias que possibilitem esta autonomia. Assim, o conteúdo de cada aula foi organizado em videoaulas por tema, textos para leitura complementar, um caso com questões norteadoras para reflexão e ampliar o aprendizado do aluno e um questionário com cinco questões objetivas sendo que o aluno teria que ter 80% de aproveitamento. Estratégias estabelecidas para o bom andamento e aproveitamento dos alunos: utilização de um sistema gerenciamento do trabalho (“monday.com”) favorecendo o cumprimento dos prazos e a comunicação entre o grupo condutor; tempo definido para vídeo aula, data limite para o aluno iniciar as atividades na plataforma; elaboração de um guia de orientação para o aluno, possibilidade de realizar os questionários mais de uma vez.
Buscou-se neste curso, apontar algumas possibilidades para o uso da Plataforma Moodle nos processos de educação permanente para os profissionais, ficando evidente a necessidade de direcionar e potencializar o uso deste recurso como ferramenta no contexto da educação permanente em saúde. A avaliação realizada, retrata um balanço positivo do olhar da equipe responsável. Apesar dos números não serem o que era esperado, o que foi mais impactante foi a qualidade das atividades de dispersão apresentadas, atingindo os objetivos de capacitar muitos profissionais e ampliar a capacidade dos destes para o reconhecimento e qualificação da assistência aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nos territórios. No total foram inscritos no curso, 283 alunos, destes 215 se mantiveram ativos e um total de 105 finalizaram as aulas e enviaram a atividade final. Destas atividades, os temas foram relacionados a saúde mental, educação permanente para a equipe com o tema saúde do trabalhador, qualificação da assistência ao trabalhador, vigilância e assistência em saúde do trabalhador, qualificação dos registros de informações sobre trabalho. Toda o planejamento e preparo dos materiais/vídeos para cada aula foi produzido por profissionais dos serviços envolvidos com recursos tecnológicos já existentes, com compromisso com a qualidade e autenticidade dos materiais disponibilizados, sempre em consonância com os princípios do SUS e do programa de saúde do trabalhador.
Elaborar o curso juntos possibilitou desenvolver a competência continuada, através da cooperação, participação, responsabilidade, capacidade decisória e de intervenção do grupo condutor. Os desafios sempre existem, porém não foram impeditivos para a realização do curso. Um deles foi adaptar a linguagem, material de estudo das aulas do ensino presencial para o ambiente virtual de aprendizagem. O EAD exige mais responsabilidade do estudante, pois o bom desempenho e o rendimento dependem principalmente do esforço e dedicação do indivíduo, e este foi o outro desafio de manter os alunos acompanhando as atividades e não desistindo do curso. No guia do aluno, tinha o passo-a-passo de como o curso estava estruturado, para que os alunos tivessem autonomia no seu estudo. Estes resultados nos mostram que a educação a distância se tornou um caminho possível para a formação e qualificação profissional, na nossa realidade.
Educação permanente, ensino a distância
Alexandre Polli Beltrami, Christiane Sartori de Souza, Andrea Marques Tavares, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, Milena Aparecida Rodrigues Silva, Marcelo Antonio de Freitas, Marcelle Regina Silva Benetti