Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A comunicação é um processo de transmitir informações de pessoa para pessoa, por meio da fala, da escrita, de imagens e sons, com intuito de gerar compreensão e conhecimento da informação (Broca, 2002). A enfermagem utiliza todos os recursos da comunicação no trabalho para prestação de cuidados ao paciente, na elaboração do processo de enfermagem em que toda equipe está envolvida e que ainda faz necessário a relação interpessoal para se pensar em comunicação efetiva. A equipe assistencial passa a maior parte do tempo realizando as atividades e interagindo com todos os membros da equipe. Existe afinidade entre pessoas, e quando essa relação acontece pode ser um facilitador para o convívio diário no trabalho, mas nem sempre é assim. Diante desse olhar de cuidado ao paciente e da equipe, todos os membros da equipe de enfermagem devem construir um relacionamento interpessoal baseado em respeito mútuo, escuta qualificada, que possibilite entendimento e traga harmonia na equipe dentro do processo de trabalho.
Realizar um relato de experiência de construção de comunicação efetiva e relacionamento interpessoal respeitando e trabalhando as diferenças individuais de personalidades de cada um dos membros da equipe de Enfermagem.
O presente estudo é de natureza qualitativa utilizando como método: revisão integrativa bibliográfica com relato de experiência, cujo objetivo é descrever de forma precisa algo vivido de forma a poder contribuir com a comunidade científica. Foram pesquisados os seguintes descritores: comunicação da equipe de enfermagem, comunicação interpessoal, personalidade e gestão social na base de dados online do site Scielo na periodicidade dos últimos 15 anos. Os artigos foram analisados e selecionados sobre o tema. Foram escolhidos os cinco artigos mais relevantes, que foram lidos na íntegra e compuseram esse estudo. Os artigos trouxeram embasamento científico para trabalhar a comunicação e relação interpessoal no trabalho da equipe de Enfermagem, possibilitando a ampliação do olhar para introdução de estratégias de trabalho em equipe.
Durante a trajetória de trabalho dos últimos anos foi observado conflito interpessoal entre membros da equipe de Enfermagem. Frequentemente, haviam vários episódios de troca de conversas, onde iniciavam – se os conflitos, Foram constatados que os conflitos estão ligados a personalidade, divergência de comunicação, saberes, falta de realização de trabalho em equipe, falta de colaboração, respeito e responsabilidade. Diante desta situação de conflito surge entre esses profissionais a cobrança em que o outro profissional não está trabalhando, não colabora com a demanda e sobrecarrega os colegas. Toda a equipe de enfermagem estava envolvida em intrigas e ruídos de comunicação o que trouxe constrangimento e divisão do grupo considerando prejuízo na relação interpessoal e profissional. No ambiente de trabalho divide- se espaço com pessoas com diferentes culturas, personalidades e temperamentos, na Enfermagem não é diferente. Essa mistura de personalidades enriquece o trabalho em equipe e por meio dele aprendemos com as diferenças. Cada Profissional de Enfermagem vivencia algo e pode trocar experiências, trazendo benefícios ou não para equipe de Enfermagem. A enfermagem tem como objetivo o cuidado para manutenção da saúde e dignidade do ser humano, então considera-se que a comunicação é essencial para o cuidado e alicerce para relação interpessoal. É fundamental estabelecer o entendimento entre o cuidado ao paciente e o profissional exercitando a pratica de comunicar-se.
A complexidade de entender e trabalhar com a relação humana é fundamental na busca constante em se capacitar, e no gerir da equipe, ser um facilitador na relação saudável entre os indivíduos a fim de possibilitar maior vínculo e confiança da equipe, com essa junção, aumenta a probabilidade de otimização da comunicação efetiva e relacionamento interpessoal entre profissionais de Enfermagem. Foram encontrados em artigos caminhos que norteiam o gestor de Enfermagem a trabalhar esse processo de otimizar comunicação efetiva e relação interpessoal na Enfermagem. Com o estreitamento da relação da equipe com o gestor de Enfermagem através da criação de um espaço agradável de reunião em grupo para capacitação e assuntos pertinentes a equipe de Enfermagem, conversas individuais, feedback da equipe ao gerenciamento de Enfermagem com sugestões. Entender o temperamento, personalidade e comportamento da Enfermagem trouxe a escuta qualificada atendendo às necessidade da equipe, do gestor de Enfermagem podendo assim direcioná- lo até mesmo para uma escuta profissional se necessário.
comunicação da equipe de enfermagem, personalidade
Valquiria Castro de Morais Origa, Ana Carolina de Lima Barbosa, Suelene Machado Santana, Juliana Mascara Garcia, José Carlos Misorelli, Maria Silvia de Almeida Mello Freire, William Souza de Brito