Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Os agravos bucais podem ter diferentes graus de atividade e severidade e, em casos mais severos, pode haver comprometimento da saúde sistêmica. Embora haja multicausalidade envolvida nos desfechos adversos da gestação, estudos têm apontado que doenças periodontais podem aumentar a chance de prematuridade/nascimento de baixo peso, em virtude da disseminação bacteriana ou de citocinas dos processos inflamatórios intraorais à barreira transplacentária. Os profissionais de saúde da APS dependendo do grau de informação e da capacidade de transmiti-la, pode estimular ou não o autocuidado do binômio mãe-filho. Espera-se que tal profissional atue como importante agente em educação em saúde e, dessa forma, contribua com a desmistificação de medos e mitos relacionados à atenção odontológica durante o pré-natal e também a alterações atribuídas ao fato de se estar grávida. O acompanhamento odontológico da gestante no município de Carapicuíba apresentava uma situação crítica e que exigia ações imediatas para qualificação das ações da APS voltadas às gestantes. Nesse sentido, considerou-se imprescindível que fossem realizadas ações no sentido de qualificar os processos para que sejam garantidas as consultas de avaliação odontológica para as gestantes nas unidades de saúde da APS, alinhando processos de trabalho a instrumentos, fortalecendo a capacidade de captação de recursos para o município e oferta uma assistência de maior qualidade as gestantes assistidas pelas APS.
Este trabalho tem o objetivo de relatar experiência da realização de uma estratégia implantada para aumentar a cobertura de gestantes com avaliação odontológica, referente ao indicador “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado” do Programa Previne Brasil, assim como conscientização das equipes da Atenção Primaria à Saúde. O objetivo qualitativo do projeto é sempre garantir uma boa condição bucal e evitar o agravamento de situações preexistentes, que podem ter sérias consequências para o bebê e para a mãe.
No sentido de qualificar as ações e condições para que sejam realizadas as consultas de avaliação odontológica para as gestantes com o pré-natal ativo nas unidades de saúde da APS, alinhando processos de trabalho a instrumentos, juntamente com a regulação de vagas, identificou-se que o absenteísmo nos exames de ultrassonografias obstétricas era de aproximadamente 26%, sendo menor do que o absenteísmo das gestantes com agendamentos de consultas odontológicas nas unidades básicas de saúde, assim, foi implantado um consultório odontológico para realizar a avalições das gestantes no momento em que as mesmas fossem realizar o exame de ultrassonografia obstétrica na Policlínica do município. Caso identificada a necessidade de intervenção, o profissional odontologista realizava o encaminhamento da gestante para a unidade de referência para a finalização do tratamento.
O projeto teve a duração de 6 meses, neste período foram realizadas a avaliação de 238 gestantes, sendo levantados dados como idade gestacional, unidade de origem e as principais dificuldades encontradas no acesso à consulta odontológica na unidade básica em que realiza o pré-natal. Em um primeiro momento as gestantes foram identificadas por unidade de abrangência com a finalidade de intervenção junto a unidade com maior dificuldade em realizar o acompanhamento e busca ativa das gestantes. Outro aspecto analisado foi o motivo pelo qual não compareceram ao atendimento odontológico: 34,30% referiram a não oferta da consulta; 26,40% faltou ao agendamento da avaliação; 25,20% referiu que estava com a consulta agendada na unidade para data posterior; 5,18% estava na lista de espera da unidade para realizar o agendamento; 1,02% passa na rede privada; 7,10% não informou o motivo; e 0,8% referiram outros motivos. Os resultados dos últimos quadrimestres do indicador em questão no município foram: 19% no primeiro quadrimestre de 2022; 29% no segundo quadrimestre de 2022; 32% no terceiro quadrimestre de 2022; 33% no primeiro quadrimestre de 2023; 35% no segundo quadrimestre de 2023 e de 42% no terceiro quadrimestre de 2023, após iniciado este projeto, demonstrando assim de forma geral a efetividade da ação realizada e embasamento para a continuidade do mesmo, com um aumento de cerca de 7 pontos percentuais entre o início e fim do projeto.
A realização do projeto permitiu trabalhar-se com a equipe a importância do atendimento da gestante em todos os seus aspectos, bem como aprofundar a gestão das informações e utilização do sistema E-SUS. Como apontado no item anterior, também se validou a eficácia através do resultado do indicador do Programa Previne Brasil, da vinculação da realização da ultrassonografia, juntamente com a consulta de avaliação odontológica. Durante a realização do projeto foi encontrada uma maior resistência com as próprias gestantes por falta de entendimento da importância da avaliação odontológica durante a gestação. Este projeto permitiu a todas as equipes de ESF do município o desenvolvimento da mentalidade da integralidade do atendimento e da importância do fortalecimento do vínculo, expondo as fragilidades existentes e provendo oportunidades de melhorias nos processos, se provando uma experiência exitosa e extremamente eficaz. Após o início do projeto, as equipes da APS estão com um olhar mais amplo voltado ao atendimento odontológico durante a gestação, fortalecendo a cultura do cuidado ampliado, contribuindo para assegurar o desenvolvimento da gestação saudável e também manter a saúde materno-infantil, prezando pela promoção e prevenção em
GESTANTE, AVALIAÇÃO ODONTOLOGICA, GARANTIA ACESSO
Vanusa Costa Barbato