Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Quando se fala de saúde mental, algumas pessoas entendem como problemas de ordem medicamentosa apenas, relacionadas a transtornos mentais mais graves ou a hereditariedade, no entanto o que vemos hoje em dia está mais relacionado ao estilo de vida que abrange todas as áreas do nosso comportamento humano e o ambiente que nos rodeia. A saúde mental não se limita apenas em sentimento individual, mais também do meio em que se convive, as influencias ao qual é exposto nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Entender todas estas características que envolvem a saúde mental é uma forma de garantir o direito de um cuidado integral.
Proporcionar um ambiente de acolhimento para os munícipes através acompanhamento junto a equipe multiprofissional e convidados, com os encontros terapêuticos como forma de reduzir os estigmas , promover a prevenção e promoção da saúde. Disponibilizar o cuidado dentro do próprio município, visto que o deslocamento para as cidades de Rancharia e Presidente Prudente faziam com que os pacientes não aderissem aos acompanhamentos necessários.
Foi realizado uma mobilização dos pacientes para o grupo, entrega de convites individuais, através dos diagnósticos e necessidades vista na Atenção Básica. Definido o local dos encontros que seriam feitos no Polo da Academia da Saúde, semanalmente, feito através de roda de conversa para que os integrantes se sintam ativos e ouvidos em suas demandas, também orientados a mantes os atendimentos com os especialistas e assim criando um vinculo afetivo com os participantes. Os temas são abordados de forma lúdica, através de reuniões com os profissionais envolvidos e com a inclusão de opiniões dos usuários. Finalizamos sempre com uma oração espontânea, feita pelos próprios pacientes, é servido um lanche, assim tornando um momento descontraído e de interação de todos.
Atualmente os participantes são comprometidos com os encontros. Demonstram alegria, são acolhidos de forma humanizada e reconhecidos nas suas necessidades, retornando para seus lares com esperanças e fortalecidos para o enfrentamento de suas lutas diárias. A equipe se envolve em cada momento vivenciado, o que os motiva para a ampliação do grupo.
Visto este trabalho essencial para nossa população, tornou-se fundamental ofertar meios e condições para o acompanhamento integral dos pacientes no município de Iepê. O grupo Acolher veio de encontro a essa necessidade, proporcionando um espaço seguro onde cada encontro estimula a participação e o compromisso com a saúde mental, o autocuidado e o fortalecimento do vinculo entre profissionais e participantes.
Saúde Mental
LILIANE LOPES FRITSKY DE SOUZA, NAIR CORREIA DA SILVA, PAULA GABRIELI DIAS GARBOSA, ADRIANA DE CASSIA DAGUANO