Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O envelhecimento populacional é uma realidade nacional, conforme apontado pelo Censo de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu o patamar de 10,9% da população, maior índice desde o início da aplicação do Censo Demográfico no país em 1982¹. Envelhecer é compreendido como um processo natural, contínuo e é caracterizado por alterações físicas, funcionais e psicológicas que ocorre gradualmente no decorrer da vida de uma pessoa. O aumento de anos de vida é uma grande conquista do ser humano, durante este processo surgem novas possibilidades, vivências e experiências, que são diferentes de pessoa para pessoa e pode ser influenciado por fatores ambientais, psicológicos, sociais, culturais e econômicos². Assim, condições como doenças, acidentes, estresse emocional, a própria realidade pós pandemia, pode acarretar dificuldades durante esta etapa. Dessa forma, considerando que a população idosa representa a maioria atendida em nosso serviço, possuir grupos onde possam ser trabalhas questões relacionadas ao envelhecimento se fazem necessários. Assim, foi pensado o grupo da Memória da UBS Chácara Santo Antônio como forma de promover a estimulação cognitiva e convívio social após a pandemia, uma vez que o isolamento social trouxe várias consequências à saúde dos idosos, podendo-se citar perda de apetite, alteração do humor, sono e medo³.
Objetivo geral: Proporcionar a retomada da socialização e desenvolvimento ativo e saudável visando a melhoria das atividades cotidianas dos participantes. Objetivos específicos: • Aplicar a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) em todos os participantes do grupo, conforme protocolo de aplicação e seguindo as orientações de acordo com o resultado obtido: renovação em 1 ano para quem foi classificado como saudável e em 6 meses para quem foi classificado como pré-frágil ou frágil. • Estimular a memória através de jogos, dinâmicas, leitura e construção de textos. • Estimular a melhora do humor e socialização através de dinâmicas em grupos, passeios, datas comemorativas, promover relações interpessoais expandindo a rede de convivência. • Melhorar a autonomia por meio de estimulação cognitiva, através de atividades que trabalhem a atenção, concentração e autopercepção, e com isso espera-se também a prevenção de quedas.
O grupo da Memória teve início na UBS Chácara Santo Antônio em Julho de 2022, após liberação para a retomada das atividades coletivas na atenção básica. O público-alvo são idosos (com 60 anos ou mais), os encontros são semanais, as terças-feiras, com duração de 1h30min, contam com o apoio do psicólogo e nutricionista da UBS. Foi realizado a aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) em todos os participantes do grupo. Durante os encontros são realizadas atividades que estimulem o convívio social, com foco principalmente na melhora do humor; além de promover o envolvimento dos pacientes como atores do processo: oficinas de artesanato, bordado, dança, dobradura, pintura, música, jogos, comemoração em datas comemorativas, rodas de conversa, passeios externos para a Bienal e Parque do Cordeiro.
Durante o período entre julho de 2022 até o momento, foram realizadas a renovação das AMPIs de 7 pacientes, conforme critérios descritos e com isso foi constatado que a autopercepção de saúde estava prejudicada, além de queixas relacionadas a cognição (memória). Foram encontrados também resultados positivos, dos 7 pacientes reavaliados, 4 pacientes apresentaram melhora na pontuação geral da AMPI; 4 apresentaram melhora no teste de memória (10 CS). Também houve melhora da porcentagem em relação ao humor, através do teste GDS4. Entretanto, houve um aumento do número de quedas em relação a primeira avaliação. Nossa unidade não conta com profissional educador físico ou fisioterapeuta, porém foi realizada uma nova proposta de trabalho em parceria com a Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI) de Cidade Ademar, onde o fisioterapeuta da URSI realizará um grupo focado em conjunto com o psicólogo e nutricionista da UBS a fim de melhorar esse índice e prevenir quedas, este grupo iniciará em fevereiro de 2024.
Diante dos resultados positivos obtidos por meio da AMPI em relação à melhora do humor e memória e observados durante os encontros no grupo, pode-se afirmar a importância que atividade coletiva na atenção básica, realizada por equipe multiprofissional, exerce na promoção de saúde e prevenção de agravos a esta população.
saúde do idoso, memória, convívio
Taís de Fátima Borges Camargo, João Paulo da Silva Reis