Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Este trabalho apresenta a perspectiva de uma equipe de Saúde da Família sobre a importância de uma ferramenta para a gestão das necessidades de saúde a serem discutidas nas reuniões de equipe. Ao ingressar em uma Unidade Básica de Saúde no Município de São Paulo, em junho de 2024, a enfermeira percebeu que as informações sobre os pacientes a serem discutidos nas reuniões não eram previamente organizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Isso resultava em perda de tempo na busca por informações, suscitando ansiedade entre os profissionais, discussões paralelas e preocupação com a possibilidade de não conseguirem apresentar todos os casos relevantes. À medida que o tempo da reunião se esgotava, a tensão aumentava. A média de casos discutidos em duas horas era de apenas cinco. A reunião de equipe na Atenção Primária à Saúde é um espaço fundamental para a discussão de casos, o planejamento de ações, a troca de conhecimentos, a tomada de decisões coletivas e a educação permanente. Trata-se de um momento crucial para a construção de um cuidado integral e humanizado, centrado no paciente e alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Geral: Qualificar o processo de organização para a discussão de casos nas reuniões das equipes de Saúde da Família. Específico: Levantar a percepção da equipe de Saúde da Família sobre o uso de uma ferramenta para a gestão das necessidades de saúde discutidas nas reuniões de equipe.
Inicialmente, a enfermeira elaborou um formulário no Microsoft Forms® contendo os seguintes campos: data do registro, nome do profissional responsável pelo lançamento das informações, nome do paciente, data de nascimento, número do cartão SUS, número da família e necessidade de saúde a ser discutida. Posteriormente, a ferramenta foi apresentada à equipe durante uma reunião, e o link foi compartilhado com todos os membros. Foi estabelecido o seguinte fluxo: durante as visitas e/ou atendimentos (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem), ao identificar uma necessidade de saúde a ser discutida, o profissional deverá preencher o formulário. As informações inseridas são automaticamente registradas em uma planilha chamada Gestão de Casos, a qual foram atribuídas colunas adicionais para data da discussão do caso, conduta adotada, elegibilidade para discussão com equipe multidisciplinar (sim ou não), data dessa discussão e desfecho (resolvido ou pendente). Além disso, para facilitar a visualização, os casos resolvidos são destacados em verde e os pendentes, em laranja.
Com a utilização do formulário, as necessidades de saúde passaram a ser visualizadas em tempo real na planilha de “Gestão de Casos”. O registro antecipado das informações permitiu otimizar o tempo das reuniões, eliminando a necessidade de procurar as informações para consultas no prontuário, agilizando as discussões e direcionamentos. A dinâmica das reuniões se tornou mais organizada. Os profissionais passaram a respeitar sua vez de fala e todos os casos listados na planilha são discutidos dentro da semana de registro. A equipe relatou satisfação com a mudança e destacou que não há receio de esquecer informações ou não apresentar um caso. Além disso, a planilha permitiu mensurar as principais necessidades de saúde da população atendida e planejar estratégias para respostas mais rápidas e eficientes.
A implementação da ferramenta de “Gestão de Casos” foi fundamental para a organização das informações dos pacientes antes das reuniões, tornando as discussões mais ágeis e eficazes. Além disso, a ferramenta forneceu dados essenciais sobre as principais demandas de saúde da população adscrita, auxiliou no planejamento das atividades da equipe e na organização da agenda de atendimentos, considerando o cuidado centrado no paciente. Essa experiência demonstrou que a otimização dos processos internos impacta diretamente na qualidade do cuidado prestado, promovendo um atendimento mais estruturado e resolutivo.
Reunião de Equipe, Gestão Populacional
GISLAINE DESANI DA COSTA, LAÍS CORREIA SOUZA, BÁRBARA GATTI PASCOASO