Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Recebemos em junho de 2024 a Nota Técnica 02/2024 e o instrutivo técnico n. 03/2024 – edição 29/05/2024 da Secretaria Municipal de Saúde, para iniciar aplicação de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica (CEAF), antigo “alto custo” no HD – São Mateus. Foi compreendido que a maioria dos medicamentos são prescritos por médicos especialistas de origem ambulatorial, hospitalar e pré-hospitalar, ou proveniente de outro tipo de estabelecimento de saúde da SMS/SP ou SES/SP, e também de instituições privadas. Estes medicamentos são utilizados para tratar ou prevenir doenças, manejar sinais e sintomas e amenizar as dores crônicas. São medicamentos injetáveis, de origem externa, que devem possuir regulamentação junto a ANVISA, estar relacionados a lista de medicamentos disponíveis na rede pública de saúde, que estão padronizados na relação municipal de medicamentos – REMUNE/SMS-SP, e/ou a lista de itens entregues à população que está disponível em relação Municipal de medicamentos (REMUNE). Isto ocorreu devido o encerramento do programa “Relacionar”.
– Favorecer a centralização da Gestão ao reunir informações sobre medicamentos por infusão assistida em um único local. – Aprimorar a qualidade ao garantir que os medicamentos sejam administrados de forma segura e eficaz. – Oferecer capacitação para profissionais de saúde sobre a administração correta de medicamentos por infusão assistida.
Iniciamos a organização do ambulatório de infusão de medicação no serviço; foi discutido com a equipe multidisciplinar e após a leitura dos instrutivos e notas técnicas; definiu-se a implantação desta nova rotina. Acordamos que a administração de medicação injetável seria realizada a princípio nas sextas feiras às 14hrs , numa sala próxima a enfermaria; quanto ao fluxo de agendamento, a UBS realizaria o primeiro atendimento enfermeiro/farmacêutico, validando a via de administração e com necessidade de suporte clínico especializado, infusão assistida e/ou preparo pré infusional, realizando contrarreferência e solicitando o agendamento via e-mail no HD. A triagem do paciente na UBS se determina conforme prescrição médica da via de administração do fármaco Via Oral, Subcutânea ou Intramuscular, os quais são absorvidos na Atenção Básica de Referência. E quando Endovenosa com infusão assistida, é referenciada para HD. Foram elaborados pela equipe impressos para o controle e agendamento dos pacientes, como planilhas, rótulos de soro/medicamento, o processo de enfermagem, além da avaliação farmacêutica, os termos de recusa e de consentimento da aplicação da medicação conforme nota técnica. Concomitantemente foi realizada a capacitação da equipe de enfermagem e farmacêuticos, com aplicação dos protocolos internacionais de segurança do paciente na identificação correta, melhorando a comunicação entre equipe e processos, e segurança na administração de medicamentos por infusão.
Iniciamos com o agendamento de 02 pacientes em junho de 2024 e atualmente estamos atendendo 11 pacientes ao mês buscando fortalecimento ao território com possibilidades de aumento. A otimização dos processos foi bastante significativa, pois o paciente vem no dia e horário agendado para a infusão da medicação. Outro ponto importante é o vínculo e acolhimento realizado pela equipe multiprofissional, enfermagem e farmacêutica; fazendo com que este paciente se sinta seguro. A implantação do CEAF foi um passo importante para a melhoria da gestão de medicamentos. Apesar dos desafios enfrentados, os resultados demonstram que a centralização e a capacitação são fundamentais para garantir a segurança e eficácia no uso de medicamentos.
Observando a trajetória foi um desafio para a equipe multiprofissional do Hospital Dia São Mateus, onde houve persistência e comprometimento com pacientes usuários de medicações CEAF. Ainda estamos em processos de adaptação e aprimoramento constante, garantindo um Monitoramento Contínuo: Implementar um sistema de avaliação contínua para identificar áreas de melhoria. – Feedback da Equipe: Criar canais de comunicação para que a equipe possa compartilhar experiências e sugestões. – Expansão do Modelo: Considerar a replicação do modelo em outras unidades de saúde. Sabemos que não há limite para o aprendizado e melhoria, e estamos sempre dispostos a aprender e nos aperfeiçoar a cada dia, pensando sempre na segurança dos processos e bem estar dos usuários do SUS.
administração, medicamentos
VANDERLEI ALMEIDA, JUSSARA APARECIDA SILVA GASPAROTTO, DANIELE ANDRADE BARCA, JOSIANE APARECIDA ALVES IGLESIAS, TATIANE NEVES RUBLY NANTES, VALDÊNIA DIAS DE CASTRO, ALEXANDRA CORRÊA DE FREITAS, CARMEM LÚCIA DA SILVA BIASO, AUGUSTO VERSURI, KARINA FERREIRA DA SILVA