Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Este trabalho traz o resultado de uma proposta de melhoria da gestão a partir do desenvolvimento de processo de trabalho integrando os eixos Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Ensino, no Hospital Municipal Dr Arthur Ribeiro de Saboya, durante o ano de 2023. A importância se dá frente à necessidade da resolução das diversas fragilidades que envolvem a assistência ao paciente, incluindo os eventos adversos, remeter a cada vez mais sistematizar os processos de trabalho existentes.
Geral: desencadear/aprimorar os processos de melhoria na qualidade da assistência à saúde. Dentre os objetivos específicos, destacamos o desenvolvimento de uma cultura institucional voltada à segurança do paciente, a partir da cultura de notificação de incidentes/eventos adversos; o desenvolvimento ou revisão de processos de trabalhos documentados e validados pela alta gestão e proporcionar a qualificação profissional na assistência a partir destas validações.
Este trabalho vem sendo conduzido desde meados de janeiro de 2023 a partir de orientações de um profissional qualificado em gestão de projetos de melhoria, com amplo apoio da alta gestão. Inicialmente, houve a definição de profissionais responsáveis pela coordenação dos times Qualidade, NSP e Ensino, que após estruturação de seus respectivos locais de trabalho (infraestrutura), iniciaram seus trabalhos, cada qual em sua área, elaborando documentos como regimento, cronograma de atividades, indicadores, planilhas de trabalho, bem como suas rotinas diárias. Durante os 6 primeiros meses iniciais, ajustes foram realizados, como troca/saída de membros do time, substituição de coordenação do Ensino, além de diversas reuniões de discussão sobre os trabalhos, todos acompanhados pelo gestor de projetos e validados pela alta gestão. A partir de agosto, houve um significativo avanço, com melhor alinhamento entre os 3 eixos (Qualidade/NSP/Ensino) através de reuniões regulares, onde se discutiam as pautas com base no monitoramento de indicadores gerados pelo NSP a partir dos riscos/incidentes/eventos adversos envolvendo pacientes/profissionais de saúde/usuários do SUS, identificando-se as prioridades para o desenvolvimento das ações da Qualidade (quanto a validação de processos de trabalho) e Ensino (quanto a programação e execução de ações educacionais).
Este alinhamento possibilitou gerar algumas conquistas no término do ano de 2023: NSP: gestão das notificações de incidentes/eventos adversos no hospital, cujo quantitativo foi o maior no ano de 2023 (desde 2020), monitoramento das ações de melhoria propostas junto aos gestores de diversos setores mediante ampla discussão, a partir das notificações geradas. Qualidade: recomposição de Comissões obrigatórias, desenvolvimento de novos protocolos, além da revisão de documentos existentes. Ensino: desenvolvimento de ações de capacitação dirigidas, ou seja, com alinhamento prévio do conteúdo, bem como definição do público alvo, com base em dados obtidos junto às notificações de incidentes/eventos adversos.
Consideramos que a integração entre os eixos Qualidade/NSP/Ensino contribuiu para a melhoria da qualidade da assistência à saúde no hospital, constituindo-se setores essenciais no apoio à gestão institucional.
Segurança, paciente
KARIN MITIE NAKAJIMA, Francisco de Salles Collet e Silva, JOSIANE MOTTA E MOTTA, JOSE PEREIRA DE SOUZA, PRISCILA REIMÃO DE MELO FORTUNATO, ELVIS VIANA DE LUCENA