Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O governo deve garantir o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA) e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da sua população1. A Atenção Primária à Saúde desempenha um importante papel na garantia da SAN, pois é um local de cuidado voltado à participação comunitária, articulação intersetorial e promoção da saúde e estabelece um contato mais próximo com os usuários. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) atua como interlocutora na articulação entre o SUS e o SISAN e estabelece as diretrizes que orientam as ações de alimentação e nutrição nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) em conjunto com as demais ações de SAN no território2. Deste modo, torna-se um importante espaço para que seja feita a identificação da INSAN3. A Escala Brasileira de Segurança Alimentar – EBIA é um instrumento que visa identificar e classificar os domicílios de acordo com o grau de risco para INSAN4. Quando houver restrições para a aplicação da EBIA, o Ministério da Saúde recomenda que se faça a triagem usando a Triagem para Insegurança Alimentar – TRIA, pois é um instrumento rápido e prático que pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde, tornando mais fácil a identificação e o acompanhamento de indivíduos em situação de INSAN5. Com a orientação do Ministério da Saúde, surgiu a necessidade de elaborar um documento orientativo para a adequada aplicação da TRIA no Município de São Paulo.
Criação de um manual, para uso dos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de São Paulo, com os fluxos e processos para a aplicação de um instrumento de triagem que auxilia na identificação dos indivíduos em situação de Insegurança Alimentar (INSAN).
A metodologia do manual foi elaborada com base em uma pesquisa na literatura, a fim de encontrar documentos que validem a eficácia do uso da TRIA na detecção de indivíduos em risco de INSAN. Com base nessas pesquisas, foi possível organizar o fluxo de procedimentos para o uso da TRIA, desde sua aplicação, até seu registro nos sistemas de informação e quais ações devem ser tomadas com base nas respostas. A aplicação da TRIA deve ser feita por um profissional de saúde de nível médio ou superior durante acolhimentos, consultas individuais, visitas domiciliares, atividades em grupo ou em outras ocasiões. Por isso, o fluxo das etapas foi pensado de forma que o questionário e as orientações fossem feitos de forma rápida, aumentando assim as chances da coleta ser realizada durante essas ações. Também foi elaborada orientações para as etapas seguintes, por exemplo, como fazer a classificação e como registrar os dados nos diferentes sistemas de informação. Inicialmente, as etapas serão: aplicação do questionário, registro das respostas na Ficha de Cadastro Individual (FCI), fazer a classificação para analisar se ele está em risco de INSAN ou não, dar orientações baseadas no Guia Alimentar para População Brasileira de acordo com as respostas do indivíduo, registrar os resultados nos sistemas de informação.
O desenvolvimento do manual contribui para a implementação e classificação adequada da TRIA que proporciona um expressivo avanço no monitoramento dos indivíduos em INSAN e nas ações de vigilância alimentar e nutricional. Com as informações coletadas com essa ferramenta, é possível: ● Ter um melhor direcionamento das ações e recursos de SAN, por meio da identificação das famílias em risco de INSAN; ● Elaborar um mapa com os índices de risco de INSAN por Coordenadoria Regional de Saúde/CRS, a fim de auxiliar a identificação dos territórios com maior vulnerabilidade nutricional e apoiar as ações de intervenções; ● Promover as ações em rede inter e intra secretarial, integrando ações de promoção, prevenção e de vigilância alimentar e nutricional; ● Incentivar as ações de SAN para famílias em risco de INSAN.
O “Manual de Aplicação da TRIA – Triagem para Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde” representa um significativo avanço no enfrentamento da INSAN no município de São Paulo, pois fornece um instrumento prático e eficaz que reforça a padronização da aplicação e classificação da TRIA, otimizando a coleta e análise de dados e garantindo a construção de uma rede de colaboradores comprometidos com o combate à INSAN. Através da sua aplicação adequada, é possível monitorar as famílias que estão em risco de INSAN no território de forma mais fácil, possibilitando, assim, pensar em políticas públicas de intervenção para ajudar a melhorar esse quadro e construir um território mais igualitário e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos.
Monitoramento Nutricional, Segurança Alimentar
ANA LETICIA VIEIRA MARIANO, JOSIE CLEIA SANTOS MIRANDA, PATRÍCIA VIEIRA