Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Este projeto nasce da observação da elevada presença de idosos, que representam 31% da população usuária da UBS Vila Paiva, região norte de São José dos Campos, em busca de atendimento para doenças crônicas. Acompanhando a morbidade, observamos isolamento social, déficits de memória, sofrimento psíquico e dúvidas sobre o envelhecimento. Os dados do ano anterior (2024) mostravam ainda, aumento de quedas nessa população. O cenário local reflete o envelhecimento populacional, uma das principais transformações demográficas do país. O crescimento de 56% da população idosa, entre 2010 e 2022, alcança 15,6% da população geral e gera novas necessidades e novos desafios ao SUS. Diante dessa realidade, a parceria entre a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Universidade Anhembi Morumbi (UAM) integra serviço, ensino e comunidade para atender às demandas específicas dessa população. É parte integrante do curriculum médico, como atividade de extensão curricular, na Unidade Curricular Práticas Médicas no SUS. A experiência iniciou-se em 2025 com encontros semanais em grupo, propondo um cuidado ampliado, respeitando vivências, desejos e expectativas, e segue em 2026 como oferta sistematizada e longitudinal da UBS, fundamentada na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre senescência.
Objetivo geral: Desenvolver ações de promoção da saúde e estimulação cognitiva para idosos da UBS Vila Paiva, em grupos, fortalecendo o cuidado integral na Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivos específicos: Identificar idosos com queixas de memória; estimular funções cognitivas; promover socialização e interação; reconhecer necessidades específicas e orientar/encaminhar para o cuidado clínico; incentivar autonomia e autocuidado; favorecer trocas de experiências; fortalecer vínculos e confiança entre os participantes e também com a UBS. Para os alunos: estimular a visão integral e o cuidado ampliado da pessoa idosa; habilitá-los à prática da educação em saúde; exercitar seu papel como educadores médicos; comprovar a efetividade das ações para a melhora da saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Para o serviço: oferecer cuidado ampliado em saúde; exercitar a promoção da saúde e prevenção de doenças na população idosa adscrita à unidade; fortalecer o vínculo.
A experiência foi desenvolvida com base na educação em saúde em grupos, com aplicação de instrumentos de triagem diagnóstica; atividades de estímulo cognitivo e técnicas de relacionamento e interação social. Participam da equipe multidisciplinar além da equipe de saúde, estudantes de Medicina supervisionados por preceptores da universidade. Foram selecionados idosos com 60 anos ou mais que referiam queixas de memória durante o atendimento clínico. Os estudantes aplicaram o teste Mini-Mental e, após análise, foram incluídos aqueles sem déficit de memória ou com déficit cognitivo leve, enquanto os demais foram encaminhados para acompanhamento clínico individual. Vinte e cinco idosos participaram de grupos semanais na UBS, em encontros estruturados de duas horas de duração. As atividades, definidas a partir dos objetivos do projeto, incluíram: exercícios de estimulação cognitiva (memória episódica, atenção, funções executivas e estímulos sensoriais); jogos lúdicos; músicas evocativas; trabalhos artísticos e rodas de conversa sobre trajetória de vida, afetos e envelhecimento saudável, abordando atividade física, alimentação e saúde mental. As ações priorizaram metodologias participativas, valorizando as experiências dos idosos que, associadas aos saberes técnicos, favoreceram a construção de conhecimento coletivo e o protagonismo dos idosos.
Prontamente formou-se um grupo regular de idosos, que aderiram ao convite com interesse e assiduidade. De 09/2025 a 02/2026, foram realizados 18 encontros, com 20 participantes fixos e 5 a 10, ocasionais. A cada encontro, foram aplicados exercícios de cognição e atividade física, além de oficinas para estimular a motricidade fina, com produção de desenhos e outras produções artísticas, como narrativas e histórias de vida. A melhora cognitiva foi objetivamente aferida. A presença semanal evidenciou engajamento, animação e participação ativa nas atividades propostas. Ao longo dos encontros, houve fortalecimento de vínculos, compartilhamento de histórias de vida e identificação de necessidades em um ambiente de respeito, confiança e solidariedade. Observou-se ampliação da compreensão sobre o processo de envelhecimento e sinais de alerta para declínio cognitivo, além de relatos de melhora na interação social e na saúde mental, especialmente em relação à ansiedade e depressão. O espaço criado na UBS foi amplamente valorizado, com manifestação do desejo de continuidade do grupo. Os participantes relataram sentir-se acolhidos, compreendidos e motivados a manter os encontros de convivência, estimulação e cuidado. Para os estudantes, a experiência contribuiu para o desenvolvimento de competências em comunicação, escuta qualificada, trabalho em equipe e conhecimentos sobre envelhecimento e suas demandas, aproximando e sensibilizando futuros médicos para o cuidado à pessoa idosa.
A experiência evidenciou o quanto os idosos se sentem isolados, solitários e necessitados de convivência, e que intervenções grupais na Atenção Primária à Saúde são estratégias fundamentais para a promoção da saúde e prevenção de agravos, incluindo o declínio cognitivo. Os encontros reforçaram a importância da convivência entre pares e seu impacto na qualidade de vida, contribuindo para autonomia, funcionalidade e bem-estar. Observou-se que alterações cognitivas podem estar relacionadas à falta de estímulos e ao isolamento, e não apenas ao processo de senescência. A parceria entre a UBS Vila Paiva e a Universidade Anhembi Morumbi fortaleceu a integração entre ensino e serviço e qualificou o cuidado à pessoa idosa. A experiência exitosa indica a continuidade da iniciativa e seu potencial de ampliação para outros serviços da Atenção Primária no município, contribuindo para a consolidação de práticas voltadas ao envelhecimento saudável. Mostra, ainda, a importância de um curriculum que insere os discentes médicos, sob supervisão, precocemente na prática cotidiana da UBS, em atividades de cuidado longitudinal que valorizam a visão ampliada de saúde e seu papel na promoção da saúde e qualidade de vida daqueles de quem cuidam.
Saúde do idoso, promoção da saúde, extensão
JOHN DONIZETH JESUS VENÂNCIO, JONATHAN SOUZA LIMA, CARINA DA CRUZ MELO ACCIARIS, MARCELO LAURO DA SILVA, BIANCA SANCHES, MARIA CAROLINA DE OLIVEIRA DEL-DUCCA. 11738621618, ANA MARIA ROCHA FERNANDES DE SÁ, PAULA VILHENA CARNEVALE VIANNA, GEORGE LUCAS ZENHA DE TOLEDO