Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde1, espaço em que o cirurgião- dentista acolhe os usuários em triagens, demandas espontâneas e consultas programáticas, proporcionando um olhar integral ao paciente. Suas atribuições incluem anamnese, exame clínico, planejamento, procedimentos restauradores, raspagem, exodontias, atendimentos de urgência e encaminhamentos para especialidades odontológicas, como cirurgia oral menor, prótese e pacientes com necessidades especiais, ou para outras áreas da saúde, como psicologia e fonoaudiologia2–4. Além disso, compõe grupos educativos, cursos e contribui com dados epidemiológicos para embasar ações e programas voltados à segurança e melhoria da saúde bucal da população. A saúde bucal impacta diretamente a saúde geral e a qualidade de vida, sendo essencial implementar estratégias preventivas e corretivas no território. O primeiro contato da equipe odontológica com a comunidade foi um marco, garantindo acompanhamento e acolhimento de diversos públicos, como gestantes, orientadas sobre os cuidados com a saúde oral e seu impacto na prevenção de parto prematuro e baixo peso ao nascer. O Programa Saúde na Escola (PSE) também trouxe benefícios significativos, promovendo educação em saúde bucal de forma lúdica para crianças, muitas das quais tiveram seu primeiro contato com um dentista, além de receberem escovas e orientações sobre higiene bucal.
O objetivo deste trabalho foi promover ações de saúde bucal que impactassem positivamente a qualidade de vida dos moradores da região atendida pela equipe odontológica. Durante o atendimento, observou-se que muitas gestantes necessitavam de informações detalhadas sobre os cuidados bucais e foi possível identificar a falta de conhecimento sobre os cuidados bucais, especialmente em relação às mudanças fisiológicas e ao impacto desses cuidados na saúde do feto. Nas escolas, o objetivo foi educar as crianças sobrea higiene bucal, ensinando corretamente o uso da escova e do fio dental. Durante as atividades, observou-se que muitas crianças tinham dificuldades em utilizar a escova corretamente ou nunca haviam sido orientadas sobre sua utilização, o que representou um desafio adicional. A abordagem visou proporcionar um impacto significativo na conscientização e prática dos cuidados com a saúde bucal, visando a prevenção e o fortalecimento da saúde de toda a comunidade.
A equipe odontológica, composta por Cirurgião Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal na UBS Júlia Teixeira da Silva, orientou os profissionais sobre o acolhimento dos usuários e fluxo no atendimento, salientando a importância de encaminhar as gestantes para consulta, que prontamente eram acolhidas e orientadas em relação a higienização bucal e observação do recém-nascido verificando: ganho de peso, amamentação e anatomia lingual. Nas escolas obtivemos sucesso através da técnica de Fones5 em demonstrar de forma lúdica e prática a escovação dos dentes e tecidos adjacentes, bem como uso do fio dental. Cabe salientar que o município prontamente ofereceu os materiais (escova e fio dental), utilizando meios ecológicos para criação de um fantoche (vide imagem) que foi essencial para manutenção da atenção das crianças durante as demonstrações, alinhando o uso das técnicas e adaptando os movimentos conforme a coordenação motora das crianças. Cabe salientar que os professores foram fundamentais na captação de informações referentes as queixas das crianças, principalmente em relação a ausência na sala de aula devido a dores relacionadas aos dentes.
Foi observada uma melhoria na saúde bucal da comunidade atendida, resultante do acesso a informações e serviços prestados na Unidade e na comunidade. A implementação do PSE contribuiu para uma melhoria na higiene bucal das crianças, com redução nos índices de biofilme dental. Através do retorno dos pais e responsáveis, percebeu-se um aumento na conscientização sobre a importância da supervisão e orientação da higiene bucal das crianças, promovendo mudanças nos hábitos e a adoção de novos cuidados, como o uso do fio dental. A ação também estimulou o autocuidado entre pais e responsáveis, refletindo em mudanças positivas nos hábitos familiares. As orientações para lactantes focaram no impacto da amamentação e na anatomia lingual, promovendo o ganho de peso saudável do recém-nascido. A orientação de gestantes sobre a saúde bucal durante a gestação proporcionou maior conscientização sobre os cuidados necessários, visando prevenir alterações bucais e garantir uma gestação tranquila, sem riscos de parto prematuro ou nascimento de bebês com baixo peso. Também foram realizadas avaliações em bebês menores de 2 anos, com orientações sobre a necessidade de frenectomia e cuidados preventivos.
O primeiro contato da comunidade com um dentista na UBS Júlia Teixeira da Silva foi um marco significativo para o território, proporcionando acesso a cuidados essenciais de saúde bucal, que anteriormente eram percebidos como um privilégio distante. Por muitos anos, a população do território enfrentou dificuldades com dores, problemas alimentares e constrangimento devido à falta de cuidados bucais. A presença do cirurgião-dentista não se limitou a tratamentos, mas também trouxe ações de prevenção, promoção e proteção à saúde, incentivando a conscientização sobre a importância do autocuidado, abrangendo dentes, gengiva, mucosa, osso e hábitos saudáveis. Essa aproximação inicial foi mais do que um simples atendimento; representou o início de uma transformação na relação da comunidade com a saúde e sua autoestima. Os resultados surgiram ao longo do tempo, e, durante o acompanhamento com a população, foi possível observar uma melhora significativa na saúde bucal e na qualidade de vida dos moradores, evidenciando o impacto positivo do trabalho realizado para aqueles que mais necessitam.
Saúde Bucal, Prevenção, Saúde na Escola.
CAIO HERNANDEZ BIANCHINI SOARES, ANGELA VELOZO FERREIRA