Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O relato de experiência da implantação da Política de Atendimento ao Cidadão na SMS será inicialmente realizado nesse texto, de modo a desenvolver reflexões quanto as ações e estratégias necessárias para se efetivar uma política pública voltada para o atendimento do usuário. Diante da provocação da rede e entraves das áreas assistenciais, decorrente do descompasso de conhecimento sobre o tema, ainda recente à época, foi que em 2018, como apoio a área de ouvidoria, que a ASPLAN iniciou os trabalhos com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão na SMS, visando implementar a política pública estabelecida pela Legislação Federal e Municipal. Após meses de trabalho para desenhar um formato de projeto que fosse capaz de superar os desafios de uma grande secretaria como a da Saúde; e cientes da necessidade de articular Secretarias-Executivas e as áreas técnicas para que os objetivos da política sejam atingidos, em fevereiro de 2024 foi publicada a Portaria nº 086/2024-SMS.G, a qual estabelece o Comitê de Governança para elaboração do Plano de Ação da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão na SMS. Sob coordenação da ASPLAN e a participação de representantes titulares e suplentes, indicados pelo Gabinete da SMS e suas respectivas Secretarias Executivas, foi instituído o grupo responsável por implementar a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão na SMS.
Os objetivos do Comitê de Governança da Política Municipal de Atendimento ao Cidadão são: propor o Plano de Ação para a política na SMS, estabelecer e coordenar os processos internos de revisão das Cartas de Serviços; ser interlocutor junto ao órgão gestor da Política de Atendimento na Prefeitura; articular o desenvolvimento, de melhorias no atendimento na prestação dos serviços de saúde; disseminar a política entre os servidores, prestadores de serviços e usuários; criar formas de comunicação da política; estabelecer fluxo de criação para novos serviços digitais; e dar ainda mais publicidade às informações relativas aos atendimentos e serviços da SMS. Neste trabalho, nossa finalidade é compartilhar a experiência de implementação do Comitê da Política de Atendimento ao Cidadão na SMS, como parte da estratégia de Governança e avaliar os resultados da sua atuação para a melhoria contínua do atendimento prestados aos usuários da saúde na cidade de São Paulo.
Com a instituição do Comitê de Governança, cada Secretaria-Executiva indicou seus representantes, os quais foram orientados sobre o tema em uma reunião geral e com material de apoio. A partir dos resultados da avaliação de maturidade de Política de Atendimento na SMS e de sugestões da ASPLAN foram definidas as metas que iriam compor o plano de ação do ciclo 2024/2025, considerando os itens que obtiveram menor resultado. Foi estabelecido um calendário mensal de reuniões. Entre as metas estabelecidas, destacam-se além do próprio plano de ação, a formação dos servidores sobre o tema, criação de formas de comunicar e divulgar a Política na SMS, revisão constante do uso da linguagem simples nos meios de comunicação, das cartas de serviços e a divulgação de indicadores de atendimento. As primeiras reuniões abordaram as metas estabelecidas, a revisão das cartas de serviços e suspensão daquelas que foram identificadas divergências, evitando que o usuário recebesse informações desatualizadas sobre os serviços. Reuniões para o monitoramento das ações e análise de demandas recebidas da Central 156 e da Ouvidoria foram realizadas na sequência. A ASPLAN adotou o diálogo e aproximação com as Secretarias-Executivas e área técnicas para impulsionar o processo de consolidação do Comitê Gestor. Por fim, visando compartilhar vivências e subsidiar algumas ações, foram realizadas reuniões com Comitês de outras Secretarias para troca de experiências que pudessem ser adaptadas a realidade da SM
Ao todo, foram realizadas pela ASPLAN uma reunião introdutória, quatro reuniões gerais, três reuniões com SMIT/CASP, três reuniões com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTIC) e uma visita à Central 156. Houve atualização da composição do Comitê ao longo do processo, com a inclusão de atores necessários à discussão, como por exemplo representantes da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) e da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA), com destaque para o protagonismo de COVISA na revisão das cartas de serviços e oferta de serviços digitalizáveis. Com a implementação do Comitê, observou-se que com a mediação da ASPLAN junto as Secretarias-Executivas, houve a otimização do fluxo de trabalho resultando em uma maior agilidade nas respostas as demandas apresentadas pela Central 156 e pela Ouvidoria. Além da qualificação das devolutivas das áreas técnicas, garantindo um retorno mais assertivo ao usuário. Por fim, sob a coordenação da ASPLAN, o Comitê realizou, no última semestre, a revisão de mais de 50 cartas de serviços; a criação de mais outras 5 novas; participou de quatro treinamentos do Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC); realizou um treinamento sobre “Comunicação Simples” em parceria com a Escola Municipal de Saúde; criou um espaço na Intranet para divulgação da Política de Atendimento e das ações do Comitê; além de divulgar material informativo sobre tema, acessível para todos os servidores.
A avaliação inicial sobre o primeiro semestre de atuação do Comitê é de que sua implantação vem fortalecendo a gestão de atendimento e criando uma maior compreensão sobre a importância das cartas de serviços para orientar os usuários e do uso da linguagem simples em todas as formas de comunicação na SMS. Para propor estratégias mais direcionadas e atender as diretrizes da Política, a aproximação da ASPLAN com as Secretarias-Executivas foi importante para entender a forma como cada uma lida com a gestão do atendimento. Há ainda um longo caminho a ser percorrido, contudo, a cada reunião há um maior envolvimento do grupo com o tema e um esforço das áreas técnicas para atender as demandas da Central 156 e da Ouvidoria. A instauração do Comitê de Governança da Política de Atendimento, tem se mostrado eficaz em sua proposição e no fortalecimento da gestão do atendimento, tendo como plano de fundo acompanhar as demandas da Ouvidoria e da Central 156 repassadas às áreas técnicas, bem como a disseminação da Política. Por fim, cabe destacar que a articulação entre as áreas intermediada pela ASPLAN, tem contribuído para o alcance dos objetivos propostos para o Sistema de Governança da Política de Atendimento na SMS.
Política de Atendimento ao Cidadão, ASPLAN.
LUIZ CARLOS PARANHOS, MIRIAM CARVALHO DE MORAES LAVADO , ESTEVÃO NICOLAU RABBI DOS SANTOS , PATRICK RODRIGUES ANDRADE, DANIELLE MENICHE CRUZ, SANDRA VALERIA COSTA LANZILLO, MARCOS VINICIUS LOPES COTRIM NEGREIROS , FABIO FERRARI COIMBRA, JONATHAN DA SILVA APARECIDO MUNIZ, REGIGE SAID ASSAF, DENER DA SILVA DOMINGUES