Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV-2, é altamente contagiosa e pode levar a complicações, especialmente em grupos de risco. Globalmente, mais de 428 milhões de casos foram registrados, com mais de 30 milhões no Brasil, resultando em mais de 500 mil mortes, incluindo 179 mil em São Paulo. A pandemia interrompeu programas de saúde bucal, causando uma diminuição na procura por atendimento odontológico, especialmente em crianças em idade escolar. Com o retorno das aulas, houve um aumento de 60% na busca por tratamentos odontológicos de urgência, especialmente em áreas rurais. Em resposta, foi desenvolvido um projeto de saúde bucal voltado para crianças escolares, com foco na educação sobre cuidados bucais e tratamento de agravos, através de atividades lúdicas realizadas principalmente em escolas municipais.
A COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV-2, é altamente contagiosa e pode levar a complicações, especialmente em grupos de risco. Globalmente, mais de 428 milhões de casos foram registrados, com mais de 30 milhões no Brasil, resultando em mais de 500 mil mortes, incluindo 179 mil em São Paulo. A pandemia interrompeu programas de saúde bucal, causando uma diminuição na procura por atendimento odontológico, especialmente em crianças em idade escolar. Com o retorno das aulas, houve um aumento de 60% na busca por tratamentos odontológicos de urgência, especialmente em áreas rurais. Em resposta, foi desenvolvido um projeto de saúde bucal voltado para crianças escolares, com foco na educação sobre cuidados bucais e tratamento de agravos, através de atividades lúdicas realizadas principalmente em escolas municipais.
O projeto realizado pela equipe de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Santo Antônio do Pinhal, SP, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, teve como público-alvo crianças de 3 a 5 anos de 5 escolas. Dividido em três fases, foi motivado pelo aumento dos atendimentos de urgência e pela redução dos eletivos após a vacinação para COVID-19. Na fase II, a equipe realizou atividades nas escolas, incluindo apresentação da equipe, familiarização, atividades lúdicas, avaliação inicial, entrega de kits de higiene e esclarecimento de dúvidas. Na fase III, foram avaliados os atendimentos de urgência após 30 e 60 dias do projeto, comparados com os períodos pré-projeto.
Pelos números registrados, foi verificado uma redução nos número de atendimento de urgência de crianças em iades pré escolares de de 86% no período de 30 dias pré-projeto quando comparado com o pós. Já na comparação dos 60 dias do pré com o pós-projeto, foi constatado uma redução de 50% . Também foi possível observar a redução dos números de quadros dolorosos, abscessos e de traumas na comparação dos 30 e 60 dias do pré com os pós-projeto.
O presente relato de experiência, permitiu reduzir o número de urgências de crianças de 3 a 5 anos atendidas na unidade básica de saúde da zona rural. Por meio dos resultados obtidos, foi possível inferir que um instrumento lúdico, como o desenvolvido nesse projeto, contribui para diminuição do medo e da ansiedade de crianças passarem com os profissionais de saúde bucal em consultas eletivas, além de ajudar a fixar informações relevante com a importância da higiene bucal, o que reduziu o agravo nessas situações. Nesse período pós-pandemia, algumas ações devem ser retomadas e reforçadas, visto que a pandemia desarticulou muitos programas relevantes para a saúde, principalmente aqueles referentes a saúde bucal.
Crianças, saúde bucal, urgência.
Davidson Ribeiro Costa, Suzimara Ribeiro Machado