Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Unidade Central de Esterilização de Materiais (UCEM) de Marília é responsável pelo processamento, esterilização e distribuição de materiais para mais de 50 unidades de saúde do município. Essa centralização trás avanços significativos na padronização, rastreabilidade e segurança dos materiais utilizados no atendimento à população. Entretanto, ainda há desafios operacionais que precisam ser enfrentados para otimizar os fluxos de trabalho, garantir a manutenção preventiva dos equipamentos e aprimorar o controle de extravios. Este relato apresenta as melhorias implementadas, os desafios persistentes e as estratégias em curso para garantir um serviço mais eficiente e seguro. O relato aborda a padronização dos processos de esterilização, a necessidade de educação continuada das equipes envolvidas e as medidas de segurança implementadas para minimizar erros e garantir a qualidade do material esterilizado. Entre os desafios enfrentados, destacam-se a gestão eficiente do estoque para evitar desabastecimento, a necessidade de reorganização dos fluxos de trabalho e a capacitação dos profissionais na manipulação correta dos instrumentais. A experiência demonstra como a melhoria na comunicação entre os serviços de saúde e a padronização dos protocolos técnicos resultam em um atendimento mais seguro, prevenindo falhas que poderiam comprometer a segurança do paciente.
Demonstrar a importância da UCEM na rede municipal de saúde, apontar os principais desafios da centralização do processamento de materiais, relatar as mudanças implementadas para melhoria do serviço e indicar pontos que ainda necessitam de aprimoramento.
Foram realizadas análises operacionais e levantamento de dados sobre os processos da UCEM, incluindo monitoramento da rastreabilidade dos materiais, identificação das principais dificuldades enfrentadas e avaliação dos impactos das estratégias já implementadas. As melhorias envolveram a capacitação da equipe, informatização dos registros, criação de documento para formalização materiais extraviados, fortalecimento da comunicação com as unidades de saúde e cobrança por manutenção preventiva dos equipamentos.
Com as ações implementadas, observou-se maior controle sobre os materiais processados, redução de extravios, responsabilização maior dos envolvidos, ciclos de esterilização mais seguros, otimização do fluxo de trabalho e melhora na distribuição de tarefas. A comunicação aprimorada entre UCEM e unidades também contribuiu para minimizar inconsistências nos envios de materiais.
A centralização da esterilização de materiais trouxe avanços significativos para a segurança do paciente e a qualidade do atendimento na rede municipal. No entanto, desafios operacionais persistem e demandam investimentos contínuos. A valorização desse setor é essencial para garantir recursos e condições adequadas ao seu funcionamento pleno.
Esterilização,segurança do paciente,centralização
BOAZ ELIZEU BATISTA DE MELO, MILENA GUERREIRO MARINI