Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Este projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Planejamento da Coordenadoria Regional de Saúde Leste para capacitar os profissionais do território no uso dos sistemas de informação, na elaboração e análise de indicadores de saúde, divulgar os Instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e iniciar a construção do planejamento participativo e compartilhado no território, apoiando os diversos atores do processo, conselhos gestores, profissionais da saúde, gestores dos serviços de saúde, supervisões técnicas e assessorias, na construção de soluções, decisões e ações conjuntas, alinhadas com as necessidades reais da população do território, garantindo a universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social no SUS. A necessidade de implantação do projeto foi evidenciada após mapeamento realizado no território para identificar se os atores envolvidos conheciam os instrumentos de gestão, utilizavam os sistemas de informação na extração de dados e construção de indicadores para acompanhamento de metas e se conheciam os dados demográficos, socioeconômicos, condições de saúde, fatores ambientais e culturais, fundamentais para compreensão das necessidades e características de saúde da população, da área de abrangência da qual eram gestores. A partir dos dados obtidos traçamos um plano de ação e implementamos o projeto: PlanejaLeste: Capacitar para Transformar!
Fornecer elementos teóricos e práticos, capacitando na obtenção de relatórios, interpretação de dados, monitoramento e avaliação, os profissionais, gestores e assessores das Supervisões Técnicas de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, no uso do Tabwin e do Painel de Monitoramento, instrumento de gestão da SMS em São Paulo para monitoramento de indicadores prioritários, como ferramenta de monitoramento e planejamento local. Divulgar para os conselhos gestores, profissionais, gestores e assessores do território, os instrumentos de gestão do SUS. Implementar o planejamento participativo e compartilhado na criação das ações para atingimento das metas do Plano Municipal da Saúde, inseridas anualmente na Programação Anual de Saúde, elaborada pelas Supervisões Técnicas, em busca de construir coletivamente soluções para os desafios de saúde, empoderando a comunidade, fortalecendo a colaboração e a corresponsabilidade, garantido a equidade e transparência na tomada de decisões.
Durante o mapeamento utilizamos a pesquisa quantitativa para identificar o número de conselheiros gestores, profissionais da saúde, supervisões e assessorias, inseridos no processo de planejamento do território, avaliando se os mesmos possuíam o conhecimento dos instrumentos de gestão do SUS, levantamos ainda quais profissionais da gestão conheciam e utilizavam os sistemas de informação em saúde para extração de dados e construção de indicadores. Após essa etapa fizemos uma pesquisa qualitativa para entender quais as necessidades desses profissionais e no que, nós enquanto Assessoria de Planejamento, poderíamos auxiliar. Com base no mapeamento planejamos três grandes ações no território: Capacitação no uso do Painel de Monitoramento; Capacitação no uso do Tabwin e Construção de Indicadores de Saúde e 14 Encontros, sendo 07 com os gerentes e 07 com conselhos gestores de cada STS com o tema Planejamento em Saúde e Instrumentos de Gestão do SUS. Nas capacitações e encontros usamos a metodologia de ensino de exposição dialogada tornando o processo de aprendizagem mais ativo e participativo, aplicado ao contexto onde os autores se encontram inseridos, com valorização da discussão de problemas concretos do cotidiano vivenciados por eles. Outra ação desenvolvida foi a criação de uma pasta compartilhada, onde todos os instrumentos de gestão, análises de indicadores, dados demográficos, socioeconômicos, foram disponibilizados para uso dos profissionais de saúde do território.
O processo de implementação do planejamento participativo e compartilhado no território tem impactado positivamente nossos processos de trabalho, garantindo uma maior legitimidade das políticas públicas, pois as decisões refletem as necessidades e prioridades da comunidade, com ações mais eficazes e adequadas a realidade local. Notamos que esse tipo de planejamento aumenta a satisfação dos usuários pois a comunidade se sente mais valorizada e respeitada, fortalecendo a democracia e cidadania, se tornando assim, protagonista na construção da saúde. Até o momento, no território foram capacitados 280 profissionais da saúde e gestores no Uso do Painel de Monitoramento e 120 profissionais no Uso do Tabwin e Construção de Indicadores de Saúde. Em 2023, em reconhecimento a importância do trabalho desenvolvido na Coordenadoria Leste, a equipe de planejamento foi convidada pela Secretaria Municipal da Saúde para apresentar a Capacitação do Painel de Monitoramento para os profissionais da saúde do Município de São Paulo, onde foram capacitados aproximadamente 200 profissionais. Para 2024, teremos seis capacitações, sendo quatro turmas da Capacitações no Uso do Painel de Monitoramento e duas turmas da Capacitação no Uso do Tabwin e Indicadores de Saúde. Estão agendados para o primeiro quadrimestre de 2024, treze encontros, sendo seis com os gerentes e sete com os conselhos gestores do território para divulgação dos instrumentos de gestão e planejamento local.
Divulgar informação para todos os atores do território sobre os instrumentos de gestão dos SUS e dados demográficos, socioeconômicos, condições de saúde, fatores ambientais e culturais têm sido fundamentais para compreensão das necessidades e características da população. A informação é um recurso estratégico para a gestão, que permite aos gestores tomar decisões mais eficazes, melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir a sustentabilidade do sistema de saúde. O compartilhamento das informações e a discussão dos instrumentos de gestão com todos os atores, tem possibilitado um olhar mais amplo, sob o ponto de vista da sociedade, dos profissionais e da gestão. O acesso à informação aumenta a eficiência e a efetividade das ações de saúde, permite que os gestores sejam transparentes sobre a gestão dos recursos formulando políticas públicas eficazes. Capacitar e dar acesso à informação aos conselhos gestores, profissionais da saúde, gestores e assessores tem nos permitido transformar a realidade local em prol da melhoria das condições de saúde e vida da nossa população, garantindo a universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social no SUS.
Indicadores, Instrumentos de Gestão.
Aline Alves do Amaral, Alessandra Menezes Furtado, Nilza Maria Piassi Bertelli