Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Esse trabalho foi desenvolvido e executado por uma Agente Comunitária de Saúde, que em busca de novos desafios, encontrou no grupo de Hiperdia, uma oportunidade de recomeçar e reescrever uma parte primordial do atendimento da unidade de saúde. Ressalta a importância do grupo de Hiperdia na Atenção Básica, ampliando possibilidades e estratégias para um acompanhamento integral e eficaz das condições crônicas de saúde. Transmitir o conhecimento, é plantar uma semente. É direcionar e ofertar caminhos, onde o indivíduo se torna consciente e responsável por sua saúde. Nesse contexto, os grupos de Hiperdia desempenham um papel significativo na melhoria da qualidade de vida dos participantes. Ao oferecer educação em saúde, apoio emocional e práticas de autocuidado, esses grupos capacitam os indivíduos a lidar melhor com suas condições de saúde, promovendo uma vida mais saudável e satisfatória. No entanto, a pandemia da covid 19 mudou completamente a dinâmica dos grupos. O isolamento social unido a novas regras de convívio, pausaram os grupos e novas adaptações de acompanhamento, como entrega de receitas a domicílio e mensagens via celular, tornaram-se a única alternativa viável. Esse novo modelo de atendimento se estendeu por quase três anos e o impacto dessa mudança ainda é sentido, mesmo após o fim da pandemia. A baixa adesão aos grupos é o maior desafio a ser superado nas unidades de saúde e encontrar alternativas para conscientizar e garantir a participação dos usuários.
Educação em Saúde: Fornecer informações sobre hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, dentre elas, o uso correto das medicações, sinais e sintomas, complicações, tratamento e maneiras de prevenir e controlar. Vida Saudável: Incentivar a prática de atividade física, os benefícios da alimentação saudável, os cuidados com a saúde mental e física. Corresponsabilidade em Saúde: Capacitar os participantes a assumir a responsabilidade pelo autocuidado em saúde, como monitoramento regular da pressão arterial e glicemia, adesão ao tratamento, resolução de problemas e tomadas de decisões que favoreçam sua saúde. Suporte: Compartilhar experiências e trazer segurança para que os usuários se sintam confortáveis para discutir suas condições de saúde no intuito de buscar soluções para suas dúvidas e preocupações. Prevenção: Identificar fatores de riscos diretamente ligados à hipertensão arterial e diabetes mellitus, como: obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, estress…
Compreendendo a importância do grupo de Hiperdia no atendimento das unidades de saúde, visto que, o acompanhamento, gerenciamento e manutenção da saúde é uma das prioridades da Atenção Básica, é importante ressaltar que haja um planejamento consistente das ações desenvolvidas dentro do grupo. A realização mensal do grupo de Hiperdia, vem acompanhada de inúmeros pontos estratégicos para promover e incentivar a participação popular, que inclui não apenas os pacientes crônicos, mas toda a comunidade. São eles: Confecção e entrega de convites individuais, incluindo data, horário e local. Há também, convites virtuais, enviados via mensagem telefônicas. O período da realização do grupo foi decidido pelos participantes, através de votação, como forma de inclusão nas decisões tomadas dentro do grupo de Hiperdia. Sendo escolhido o período da manhã. Realização em ponto estratégico dentro da comunidade, facilita o acesso e participação coletiva. O tema abordado é desenvolvido com antecedência e inclui a participação de equipe multiprofissional na realização de palestras e rodas de conversas. Dinâmicas envolvendo a participação dos usuários, como a realização de alongamentos, são feitas com frequência por educadores físicos com vínculo na saúde. Exposição de materiais referentes ao tema, como cartazes e amostras. Entrega de panfletos sobre o tema. Entrega de lembrancinhas divulgando o grupo e estimulando a participação. Aferição da pressão arterial e entrega de receitas de uso continuo.
O grupo de Hiperdia sofreu uma grande evasão após a pandemia do covid 19 e embora tenha mudado a dinâmica dos grupos durante a pandemia, uma coisa permaneceu igual: as datas do grupo e retiradas da receita. Isso fez com que os participantes não retornassem às reuniões mensais. Ter a data em que a receita estaria pronta, aliada a possibilidade de retirar a receita quando quisessem, facilitou a evasão. Após um trabalho intenso de orientação individual e coletiva sobre a importância da participação no grupo de Hiperdia, realizado tanto nas visitas domiciliares, quanto na unidade de saúde, foi possível reverter aos poucos essa situação. Embora as receitas permaneçam disponíveis para retirada, a campanha de conscientização surtiu efeito e o aumento no número dos participantes continua subindo mensalmente. O fortalecimento desse vínculo, nos permite um acompanhamento eficaz das necessidades do grupo e possibilita a adesão ao tratamento de forma segura e durável. O acompanhamento mensal, possibilitou também outras ações, como a vistoria das carteiras de vacinas dos participantes, estimulando a aplicação de doses em atraso e a situação vacinal do grupo. A participação do dentista que fez a avaliação nos participantes do grupo, estimulando a prática de higiene bucal e os riscos de câncer de boca. As palestras direcionadas ao grupo, proporcionaram um maior entendimento das questões de saúde, entre elas, ações coletivas, como o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a leishmaniose.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Essa definição de saúde nos proporciona milhares de possibilidades. O grupo de Hiperdia é uma delas. Esse encontro mensal, possibilita bem mais que um acompanhamento das condições crônicas da diabetes mellitus e hipertensão arterial. Ele se tornou um laço entre a comunidade e a unidade de saúde. Estimulou a participação coletiva e se tornou um compromisso baseado na confiança e respeito mútuo. Seus efeitos são sentidos em todos os participantes, que aos poucos constroem histórias de superação e coragem diante dos obstáculos. A construção e manutenção desse grupo é compartilhada entre usuários e trabalhadores da saúde e a busca por qualidade de vida é o objetivo que nos move sempre a caminho do melhor. O alcance do grupo de Hiperdia, está cada vez maior. Chegando em participantes que não tem nenhuma condição crônica de saúde e até pacientes que residem em outras áreas de abrangências e vem participar. Isso deixa claro, o quanto podemos avançar em busca de melhores condições de acompanhamento, se adaptando e se adequando à realidade de nossa comunidade.
Hiperdia hipertenção e Diabetes
Liliane Lopes Fritsky de Souza, Lays Fernanda Ferreira de Azevedo