Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Ante a problemática de atender ao interesse público e garantir aprimoramento e eficiência no âmbito de gestão de pessoal, fora instituído há quase uma década o Portal de Transferências de Unidade de Lotação, implementado na Secretaria da Saúde da Prefeitura de Guarulhos pela equipe de Recursos Humanos de Saúde, através de diferentes meios – desde fichas de papel ao atual preenchimento eletrônico via “intranet” da Prefeitura – o Portal de Transferências é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos da Saúde de Guarulhos que, semestralmente, oportuniza aos agentes públicos da Saúde a indicação dos locais de trabalho nos quais tenham interesse em atuar dentro da rede de Saúde do Município. Ao alocar um servidor para um dos locais de sua preferência, busca-se atingir o interesse público de atendimento de uma vaga priorizada, satisfazer a vontade individual do servidor e, por fim, entregar um serviço de maior qualidade à população que busca a Rede Municipal de Saúde.
Aliar a observância ao princípio da supremacia do interesse público às manifestações individuais dos servidores, de forma a impactar direta e positivamente na qualidade de vida do servidor, do meio ambiente laboral e do serviço prestado.
A partir do problema identificado de insatisfação entre alguns servidores do quadro municipal quanto a seus atuais locais de lotação, somadas às reuniões contínuas dos gestores que compõem o Departamento de Recursos Humanos da Saúde, iniciaram-se os primeiros mapeamentos que levariam ao desenvolvimento do Portal de Transferências. O critério adotado de classificação entre os servidores solicitantes é o de antiguidade, para a mesma vaga solicitada por mais de um servidor oferece-se do mais antigo ao mais recente.
As três últimas edições do Portal de Transferências (biênio 2022-2023) resultaram no atendimento respectivo de 20%, 30% e 34% das solicitações registradas. Pôde-se notar, além do aumento percentual, o fortalecimento do vínculo com o servidor, pautado na transparência e na motivação, aprimorando diretamente a qualidade do serviço prestado à população.
A alocação de capital humano nas áreas com maior desfalque e demanda mostrou-se uma tarefa tão imperiosa quanto desafiadora. Ao alinhar a priorização da vaga com o intento do servidor em ocupá-la, estabelece-se uma relação empática, de forma a aprimorar a qualidade do serviço ofertado aos munícipes. A prática mostrou-se verdadeiramente indispensável na gestão de Recursos Humanos, razão pela qual vêm sendo aperfeiçoada ao longo dos anos.
Gestão Pública; Recursos Humanos; Transferência.
Luan Matias do Vale