Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O intuito desta proposta é abordar a temática do autocuidado para com o profissional da saúde e colaborador, trabalhando o bem-estar, autoconhecimento e principalmente trazendo a importância do autocuidado. Compreendendo que o cenário de saúde no país, com suas deficiências já impõe um desgaste físico e emocional aos profissionais da área, e aos dependentes do Sistema Único de Saúde, é visível que somado ao período de pandemia, esta sobrecarga foi amplificada, fazendo com que as vulnerabilidades já existentes ficassem em evidência, com acréscimo de novas preocupações e anseios. No âmbito do SUS, é crucial que os serviços de saúde mental estejam acessíveis, sejam destituídos de preconceitos e ofereçam um atendimento humanizado e personalizado. Além disso, programas de prevenção e promoção da saúde mental devem ser incentivados, visando à conscientização e à educação sobre a importância do autocuidado e da busca por apoio quando necessário. Ao promover essa abordagem diferenciada e integrativa, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente, onde o cuidado com a saúde mental seja uma prioridade tanto no ambiente de trabalho quanto nos serviços de saúde públicos.
Desenvolver junto ao colaborador e aos usuários a consciência e importância sobre o autocuidado.
No período de um ano, foram realizados pequenas ações com os colaboradores e usuários da AMA Especialidades Jardim São Luiz onde houve o desenvolvimento de temáticas sobre a importância do autocuidado, do amor próprio, autoestima, autovalorização e suas ramificações através de reflexões e ações lúdicas. Com os usuários foram realizadas palestras no corredor e em grupo sobre saúde mental, a importância do autocuidado, divulgação sobre os tipos de violência e estatísticas. Essas iniciativas são fundamentais para conscientizar os usuários sobre questões cruciais relacionadas à saúde mental e promover uma cultura de cuidado integral.
Dentro do período de um ano foram realizadas ações de sensibilização quanto ao autocuidado, onde aprofundamos sobre o amor próprio, o cuidado emocional e físico, foi disseminado instrumentos para este cuidado, os colaboradores foram ouvidos e acolhidos em suas demandas. Estas ações foram aplicadas através de um momento de meditação, sessão de fotos para todos os colaboradores, onde o intuito era incentivar a autoestima. Executamos um momento de cuidado, através de terapias complementares como Reiki e reflexoterapia, bem como massagem relaxante. A realização de palestras no ambiente público, como corredores e grupos, permite alcançar um número significativo de pessoas e criar um espaço para a troca de informações e experiências. Abordar temas como a importância do autocuidado destaca a responsabilidade individual na promoção da saúde mental, incentivando práticas que contribuem para o bem-estar emocional. A divulgação de informações sobre os diferentes tipos de violência e estatísticas pode ajudar a sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados e a necessidade de atenção à saúde mental. Além disso, promover a compreensão sobre as estatísticas relacionadas à saúde mental pode combater estigmas e preconceitos, permitindo uma abordagem mais empática e inclusiva.
É muito relevante notar que o tema da saúde mental está sendo discutidas nas unidades de saúde onde as pressões e desafios podem afetar significativamente o bem-estar dos colaboradores e os usuários . A compreensão de que a saúde mental está intrinsecamente ligada à qualidade de vida, ao equilíbrio pessoal e ao bem-estar é crucial para promover uma vida mais saudável. O reconhecimento de que as pessoas muitas vezes não priorizam sua própria saúde mental, absorvendo as demandas externas em detrimento de seu próprio cuidado, destaca a necessidade de promover uma cultura de autocuidado e sensibilização.
autocuidado, saúde mental, qualidade de vida
ARIANE DELARRI DE SOUZA, Renata da Silva Mota