Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Durante um período de análises e visitas nos locais, identificamos que cama, fogão, pneu, lixo doméstico, entulhos de construção civil, plástico e até mesmo animais mortos são descartados em praças, esquinas, terrenos e demais locais de maneira irregular. Das 214.868 de toneladas/dia de resíduos gerados, 196.050 toneladas não foram coletadas, ou seja, não tiveram o destino correto e provavelmente foram parar na rede pluvial, no rio e nos mares segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). E de acordo com a Recicla Sampa, funcionários da prefeitura fazem desobstrução diariamente para tentar amenizar o problema. O projeto socioambiental Conscientiza+1 com atuação no território Jardim Comercial vem com a proposta de buscar medidas para mitigar este problema tão comum em diversos territórios. O projeto fomenta educação ambiental na comunidade, ações ambientais e capacitação de moradores para serem multiplicadores de boas práticas ambientais, contribuindo para um território mais limpo, além da criação de vínculos entre moradores, equipamentos locais e profissionais da saúde.
Transformar a cultura local quanto ao descarte incorreto de resíduos, promovendo a qualidade de vida e saúde no território
Em 2021 através do Diagnóstico Socioambiental, ferramenta para mapeamento do território foi possível observar grandes quantidades de materiais inservíveis descartados incorretamente e com maior frequência em um trecho de maior fluxo de veículos e pessoas no território da UBS Jardim Comercial. Equipe da UBS com apoio da equipe da EcoUrbis realizaram sensibilização dos moradores da região, orientando sobre os dias e horários da Coleta Comum, Seletiva e operação Cata bagulho. Em 2022, para criar vínculos entre moradores, comércios e equipamento local inicia o Comitê Consciência Solidária a fim de capacitar os moradores e gerar novos multiplicadores de boas práticas. Os encontros mensais ocorrem em comércio, próximo ao local para visualização da problemática e discutir meios de amenizar a situação. Nesses encontros apresenta-se o projeto, capacitação para acesso às plataformas de limpeza urbana como SP 156, Operação cata bagulho, Eco Sampa e EcoUrbis e disponibiliza-se para os moradores folders e cartazes para divulgação. Os encontros contam com a participação de líderes comunitários, equipamento local, como escola, conselho gestor, equipe da UBS, gestor PAVS, representantes Eco Sampa, Eco Urbis e Subprefeitura de Campo Limpo.
As ações realizadas no território por meio do projeto foram: Sensibilização domiciliar, palestras educativas em escolas, capacitação dos integrantes do comitê Consciência Solidária, feira de troca, feira da saúde e revitalização de espaço público junto a Eco Sampa, tivemos a participação da divulgação da ação através da Rádio do Povo e convites entregue aos moradores em visitas domiciliares totalizando cerca de 91 visitas domiciliares, 44 pessoas que participaram do comitê e 174 pessoas alcançadas por ações educativas, Além de parceria com conselho gestor, Eco Sampa, Eco Urbis, Supervisão técnica de Limpeza Urbana da Subprefeitura de Campo Limpo, Rádio do Povo, Bar Sol Nascente, Instituto Social Esporte e Lazer, Escola Paulo Zingg e Escola frei Airton Pereira da Silva.
O Conscientiza +1 contou com diversas iniciativas e ações realizadas, resultando em um notável aumento na conscientização e participação da população em práticas corretas de descarte de resíduos. Embora tenha obtido avanços significativos, o Projeto Conscientiza +1 enfrenta desafios persistentes. A mudança cultural é um dos principais obstáculos, exigindo um esforço contínuo para alterar hábitos enraizados. Além disso, o projeto necessita de apoio constante tanto da comunidade quanto das autoridades locais, para garantir a disponibilidade de recursos adequados. Para que o Projeto Conscientiza +1 consiga integrar suas ações às políticas públicas locais e assegurar um futuro sustentável, é crucial a mobilização de recursos e o fortalecimento do Comitê Consciência Solidária com a colaboração de todos os envolvidos. Somente assim será possível consolidar as práticas de descarte consciente e promover uma mudança duradoura na cultura ambiental da comunidade.
Sustentabilidade, resíduos, comunidade.
JESSICA DA SILVA LIMA GOMES, MICHELE SANTOS DE ASSUNÇÃO, THIAGO DE CASTRO MENEZES