Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Prefeitura Municipal de Bauru implantou o Projeto “Revitaliza” com objetivo de possibilitar o acesso de vários serviços à população usuária. No ano de 2023 foram realizadas dezoito ações, sendo que as mesmas continuam no ano vigente. As ações ocorrem com a parceria de diversas secretarias como as secretarias das administrações regionais (SEAR), Bem Estar Social (SEBES), Esportes e Lazer (SEMEL), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (SEDECON), Cultura e Saúde. Assim há a intersetorialidade das políticas públicas como estratégia de gestão pública democrática, para responder à setorização e à fragmentação, pressupõe decisão política, articulação entre os setores e complementaridade das ações, buscando um olhar para a totalidade das manifestações da questão social e dos cidadãos que demandam atendimento público. A articulação, intersetorialidade e a complementaridade dos serviços das políticas sociais contribuíram para a qualidade de vida, melhorando sensivelmente as condições de vida da população (JUNQUEIRA, 2005; WANDERLEY, MARTINELLI e PAZ, 2020). A secretaria de saúde participou oferecendo orientações sobre nutrição, saúde bucal, vacinação de crianças, adultos e idosos, orientações para a prevenção da dengue e leishmaniose, orientações para evitar a proliferação de escorpiões e realização de testes rápidos de HIV e Sífilis.
Realizar melhorias em diversas áreas públicas e disponibilizar serviços para a população.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Bauru, anteriormente, chamado Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) de Bauru foi implantado, em 25 de agosto de 1995, com a finalidade de realizar atividades educativas, aconselhamento e atendimento anônimo a indivíduos interessados no diagnóstico da infecção pelo HIV. O CTA tem por missão promover a equidade e o acesso ao aconselhamento, ao diagnóstico do HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C e à prevenção dessas e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade. O CTA participou e continua participando das ações desde o início do projeto, assim realizou os testes rápidos, pré e pós aconselhamento e orientações sobre as estratégias de prevenção combinada disponibilizando o uso de preservativo interno e externo, gel lubrificante, autoteste para HIV, e informações sobre a PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao risco de infecção pelo HIV e PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao risco de infecção pelo HIV.
O CTA, serviço da secretaria municipal de saúde, serviço referencial para realização de testes rápidos, atividades educativas sobre as estratégias de prevenção combinada, tratamento de IST, realização da PEP e PrEP participou de todas as ações do projeto “Revitaliza”. Os resultados foram a realização de 254 testes de HIV, com 2 resultados de diagnóstico de HIV; 222 testes rápidos para Sífilis, com 32 testes rápidos reagentes para sífilis. Os pacientes diagnosticados com HIV foram agendados para atendimento no CRMI – Centro de Referências de Moléstias Infecciosas. Os pacientes com diagnóstico de teste rápido de triagem para sífilis reagentes foram encaminhados para realização de VDRL no CTA ou unidade básica de saúde mais próxima da residência do paciente.
A intersetorialidade constitui uma concepção diferenciada para o processo de trabalho, que deve informar uma nova maneira de planejar, executar e controlar a prestação de serviços. Isso significa alterar toda a forma de articulação dos diversos segmentos da organização governamental e dos seus interesses. O desenvolvimento de ações intersetoriais é um desafio para o município, e agir de modo intersetorial requer o envolvimento de gestores e profissionais na construção de uma gestão comprometida com a integralidade e equidade. O projeto Revitaliza possibilitou o acesso da população vulnerável socialmente as ações de testes rápidos, atualização da carteira vacinal, orientações sobre dengue/leishmaniose e orientações para evitar a proliferação de escorpiões. As ações intersetoriais só foram possíveis com o envolvimento de todos os envolvidos compartilhando objetivo, metas, atividades a partir de uma visão que contemple o usuário como um todo indivisível.
Promoção da Saúde; Teste rápido; Intersetoriadade
JOSIANE FERNANDES LOZIGIA, ANA PAULA FERREIRA, GERALDO JOSÉ CARVALHO JÚNIOR, MAYARA FALICO FARIA, MICHELE CRISTINA VERMELHO