Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Unidade de Saúde da Família (USF) Vila São Paulo, gerida pela SORRI-BAURU em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Bauru/SP, atende os bairros Vila São Paulo, Pousada e Jardim Ivone. Reconhecendo a importância do trabalho intersetorial para a promoção da saúde, a USF tem buscado parcerias com diversos setores para potencializar suas ações. Em fevereiro de 2024, em colaboração com o Projeto Colmeia, a Escola Carlos Chagas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi organizado um evento comunitário visando à conscientização sobre a prevenção da dengue e à oferta de serviços de saúde. A escolha pela ação conjunta se deu pela necessidade de abordar a prevenção da dengue de forma integrada, envolvendo diferentes atores sociais para alcançar um impacto mais significativo na comunidade. A intersetorialidade é uma estratégia fundamental na promoção da saúde, pois permite a articulação de saberes e práticas entre diversos setores, visando à melhoria das condições de vida da população (BRASIL, 2010).
– Promover a conscientização da comunidade sobre medidas de prevenção da dengue. – Oferecer serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal e atendimentos médicos. – Fortalecer a integração entre a USF, instituições educacionais, sociais e a comunidade local. – Estimular a participação comunitária em atividades de promoção da saúde.
O evento, organizado de forma intersetorial, ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2024, na Escola Carlos Chagas, na Vila São Paulo. A ação contou com profissionais da USF Vila São Paulo e da USF Pousada 2, unidade próxima que também atende a população do bairro. A equipe multiprofissional incluiu médico, enfermeiro, farmacêutico, técnico de farmácia, dentista e técnicos de enfermagem, responsáveis pelos atendimentos. A organização e a divulgação foram feitas em parceria com escolas, o CRAS e comerciantes locais, que contribuíram com brindes para sorteios. Para fortalecer o engajamento comunitário, o evento incluiu apresentações culturais, como street dance, pirofagia e pintura facial. A equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental participou com uma peça teatral sobre prevenção da dengue, realização de brincadeiras com a temática e exposição de materiais educativos sobre animais peçonhentos. A colaboração entre os diversos setores garantiu o sucesso da ação, ampliando o alcance das atividades de promoção da saúde.
O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre crianças e adultos. Foram realizados: •34 aferições de pressão arterial; •10 avaliações de cadernetas de vacinação; •2 vacinas aplicadas; •22 atendimentos médicos; •20 escovações supervisionadas; •50 orientações de saúde bucal; •21 testes rápidos. Além dos serviços de saúde, foram realizadas atividades educativas e lúdicas sobre a prevenção da dengue, alcançando um público diversificado e promovendo o engajamento da comunidade nas ações de saúde. Essas atividades são fundamentais para aumentar o conhecimento da população sobre a doença e suas formas de prevenção, conforme destacado por Chiaravalloti Neto et al. (1998). O evento também promoveu o acesso à cultura por meio de apresentações de street dance e pirofagia, enriquecendo a experiência dos participantes e incentivando a valorização das manifestações artísticas locais. A integração de ações culturais em eventos de saúde é reconhecida como uma estratégia eficaz na promoção do bem-estar e na ampliação do acesso a práticas culturais. O sucesso da iniciativa fortaleceu os laços entre as redes de apoio envolvidas, estimulando novas parcerias e o planejamento de eventos futuros com a mesma abordagem intersetorial.
A experiência demonstrou que a ação intersetorial é uma estratégia eficaz na promoção da saúde comunitária. A colaboração entre a USF, instituições educacionais, sociais e outros parceiros potencializou o alcance das atividades, promovendo a conscientização e a participação ativa da comunidade. O evento não apenas atendeu às necessidades imediatas de saúde da população, mas também fortaleceu os vínculos entre os setores envolvidos, consolidando um compromisso coletivo com a promoção da saúde. Diante dos resultados positivos, as instituições participantes já estão organizando novos eventos similares, reafirmando a importância e a efetividade dessas iniciativas.
Ação intersetorial, dengue, promoção da saúde
JESSICA FARIA BARBOSA