Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Considerando a educação em saúde, como sendo uma ferramenta essencial para contribuir na prevenção de doenças, pensou-se que seria viável a formação de grupos dos indivíduos que necessitam de cuidados contínuos e integralizados ¹. A atividade do ACS deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território com priorização para população com maior grau de vulnerabilidade e de risco epidemiológico é um dos profissionais que compõe obrigatoriamente a ESF, são técnicos que aproximam os serviços de saúde da população com a realização de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.² De acordo com a LEI Nº 11.350, DE 5 DE OUTUBRO DE 2006 – Art. 3º ACS tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. (Redação dada pela Lei nº 13.595, de 2018).³ Diante do exposto, as agentes comunitárias de saúde da USF Dr. Sérgio da Costa Perez – Del Rey, planejaram e aplicaram uma atividade de promoção à saúde com a população.
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população atendida, as Agentes Comunitárias de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Sérgio da Costa Perez – Del Rey, em consonância com as diretrizes da Atenção Básica, planejaram e implementaram o grupo \Alongamento com AGENTE\. A iniciativa visa oferecer à comunidade uma atividade física acessível, que favorece a melhoria da qualidade de vida, previne doenças e contribui para a integração social. Por meio dessa ação, as agentes reforçam a importância de hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde física e mental dos moradores da área de abrangência.
O grupo \Alongamento com AGENTE\ foi idealizado e desenvolvido pelas ACS da USF Dr. Sérgio da Costa Perez – Del Rey, com o intuito de promover a saúde e o bem-estar da comunidade local. As atividades ocorrem atualmente duas vezes por semana, na praça localizada ao lado da unidade. A capacidade para participação é ilimitada, e o primeiro encontro foi realizado em 09 de outubro de 2020, com a presença de 19 participantes. Aproveitando o período do Outubro Rosa, foi promovido um alongamento seguido de caminhada em grupo, ação que obteve grande sucesso. Em função dessa recepção positiva, foi sugerido a continuidade dos encontros semanais, com média de 14 participantes por sessão. Em 2021, visando proporcionar maior satisfação aos participantes e um acompanhamento mais eficaz, a frequência foi ampliada para duas vezes por semana. A participação no grupo pode ser indicada pela equipe multidisciplinar da USF, composta por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, dentistas, auxiliares de enfermagem e profissionais da recepção, ou, ainda, por meio das visitas domiciliares realizadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde. As atividades iniciam-se com uma roda de conversa, de forma a criar um ambiente acolhedor e confortável para todos os participantes. Durante as sessões, as agentes utilizam uniformes personalizados e contam com o auxílio de equipamentos como bastões, bolas, bexigas e música, o que contribui para um ambiente dinâmico e motivador.
Pergunta 1: O que poderia melhorar no grupo? Qual sugestão você daria? L.F. (71 anos): Faço o alongamento há muito tempo e percebo grandes melhorias. Que continue assim. R.M. (57 anos): Comparado ao começo, agora está ótimo. C.F. (63 anos): Comecei recentemente e já estou achando ótimo. Pergunta 2: Você considera o grupo benéfico para a sua saúde mental? Por quê? A.A. (70 anos): Sim, graças a Deus. Eu fico animada ao esperar as pessoas chegarem, e minha mente fica muito feliz. L.Z. (81 anos): Sim, fez muito bem. Estou muito mais feliz e adoro esse grupo, não pode acabar. C.D. (66 anos): Sim, é maravilhoso. Tenho depressão, e só de sair de casa já me sinto bem. Pergunta 3: Qual nota você daria à equipe que coordena o grupo? T.D. (71 anos): Nota 10. I.A.S. (71 anos): Nota 10, 10, 10. E.F.S. (67 anos): Nota 10. Pergunta 4: Há quanto tempo você participa do grupo? Quais mudanças você percebeu em sua vida com a participação? A.P.S.M. (54 anos): Frequento há cerca de 4 meses. Antes, não conseguia andar nem sentar devido às dores no joelho, mas agora consigo, e o joelho parou de endurecer com tanta frequência. M.A.D. (63 anos): Hoje é a quarta vez que participo. Tinha muitas dores nas costas, mas melhorou bastante. Pergunta 5: Você percebeu alguma melhora nas suas dores e disposição? R.A. (66 anos): Sim. A.B. (62 anos): Sim, mas não 100%. Ainda assim, ajuda muito. M.C. (70 anos): Com certeza, ajudou muito.
As atividades em grupo têm se mostrado uma estratégia eficaz para a qualificação do cuidado, pois não só promovem benefícios diretos à saúde dos participantes, como também fortalecem o vínculo entre os usuários e a Unidade de Saúde da Família (USF) Del Rey. Esse estreitamento da relação entre os profissionais de saúde e a comunidade é essencial para um acompanhamento contínuo e integral, permitindo uma abordagem mais personalizada e humanizada. Diante dos resultados positivos observados, podemos afirmar que ações como essa representam um caminho promissor para aprimorar a qualidade da atenção à saúde, pois alinham-se com os princípios de um atendimento mais próximo e acolhedor. A implementação de programas focados na promoção da saúde e no cuidado coletivo, com base em uma concepção de trabalho humanizado, contribui significativamente para a melhoria do bem-estar físico e mental dos usuários. Ao estabelecer esse tipo de interação, a USF Del Rey consolida a importância de uma prática de saúde que vai além do tratamento, buscando efetivamente atender às necessidades individuais e coletivas da população de forma integrada e compassiva.
Agente Comunitário de Saúde, Alongamento, Grupo
JUDITH SILVA CAROBENO TASTA, GABRIELA DELLA LIBERA DE LIMA, ANA CLÁUDIA PEREIRA DA SILVA, EDNA MARILDA DE SOUZA BERALDO, CAMILA FERREIRA DA ROCHA OLIVEIRA, SUELI APARECIDA PIROLA, JESUÍNA DE JESUS NASCIMENTO, CAROLINA PINDANGA DIAS