Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Atenção Domiciliar (AD) deve estar integrada a Rede Assistencial de Saúde (RAS), pois possui ações de prevenção, tratamento, reabilitação, paliação e promoção à saúde. Indicada para pessoas restritas ao leito ou domicílio, vulnerabilidade ou condições clínicas, temporárias ou permanentes. Os profissionais da AD devem identificar, orientar e capacitar o cuidador para realização de cuidados e entendê-lo como parte integrante do processo.¹,² A Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD) segue os princípios da AD, sendo a abordagem integral da família uma premissa do atendimento, devendo buscar a construção de um ambiente que seja favorável à recuperação e estabilidade do indivíduo.³ Paciente idosa, admitida aos cuidados da EMAD Jardim Japão devido fratura de fêmur, com lesão por pressão (LP) em região sacral e lesão vascular em membro inferior esquerdo. Não andava e necessitou de reabilitação motora, cuidados com lesões e capacitação de familiares para os cuidados. No processo, foi identificado fragilidade na organização e relações familiares, que causavam impactos em sua evolução. Diante do exposto, a equipe da AD, deve contar com profissionais que desenvolvam o olhar holístico além do indivíduo, uma vez que a família faz parte do processo saúde-doença, com papel fundamental na efetividade do acompanhamento. Buscando sempre identificar os potenciais e fragilidades de cada membro familiar, considerando a singularidade de cada rede.
Reabilitar a paciente, fortalecer e organizar a rede familiar para os cuidados com o apoio da Equipe.
Discussão de caso entre a Equipe para construção do plano terapêutico singular (PTS) e alinhamento de orientações multiprofissionais. Com realização de visitas domiciliares semanais de Enfermagem e Fisioterapia até reabilitação da paciente. O serviço social realizou visitas domiciliares quinzenais durante o ajuste familiar, e fortalecimento da rede de apoio da paciente.
Paciente apresenta cicatrização da LP em região sacral, deambulando com auxílio de andador, melhor mobilidade no domicílio e lesão venosa com boa evolução. Houve melhora nas relações e organização nos cuidados pelos integrantes da rede familiar, que antes da intervenção da equipe em algumas visitas domiciliares a família não acompanhava, e paciente não era levada para as consultas com especialistas. As intervenções da Equipe com a família refletiram na melhora do quadro de saúde da paciente. Onde os vínculos eram fragilizados, atualmente estão fortalecidos, existe a preocupação com os cuidados a paciente e reflete na harmonia familiar. Através da intervenção desempenhada pela equipe, que realizou reunião familiar para melhora dos cuidados com paciente e responsabilização, atualmente a família realiza o acompanhamento do atendimento domiciliar e de serviços de especialidades; além de cuidados efetivos.
Um dos princípios da AD é a abordagem integral à família, pois a Equipe acessa as residências e se deparam com as relações e particularidades de cada indivíduo e cada domicílio. Os profissionais que realizam as visitas devem ser treinados e instigados a desenvolver um olhar crítico e amplo para que cada indivíduo possa ser cuidado respeitando a característica de cada família e membro pertencente deste núcleo. Quando há envolvimento de toda rede familiar do paciente, fica evidente que estes exercem um papel importante no processo saúde-doença, e quando há o fortalecimento dessas relações identifica-se uma melhor evolução e um acompanhamento mais seguro do paciente.
atenção domiciliar, reabilitação
Alexandre Ligeiro da Costa, Cláudia Ayumi Oshiro, Ozelha Ferreira Nunes Oliveira, Flávio Carlos Cardoso