Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para o acesso universal, integral e equitativo à saúde, sendo o primeiro ponto de contato com o sistema, resolvendo até 80% das necessidades de saúde. No Brasil, a APS é organizada no Sistema Único de Saúde (SUS), com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como principal modelo, especialmente em áreas rurais e periferias. Esse modelo promove um cuidado integral, próximo das comunidades, com foco em promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e cuidados contínuos. Um desafio importante do SUS é garantir o acesso oportuno e equitativo às especialidades, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo. O processo de regulação para acesso aos serviços especializados ainda apresenta lacunas, como apontado por uma revisão de escopo realizada em 2024, que indicou a necessidade de processos regulatórios mais eficazes para a produção de cuidados integrais. No município de São Paulo, a UBS Jardim Guarani, localizada na Brasilândia, enfrenta dificuldades no acesso às especialidades devido ao grande adensamento populacional. Como resposta, foi implementada uma intervenção na fila de espera para especialidades, com foco na dermatologia. O objetivo foi qualificar os pacientes, priorizando casos graves e garantindo cuidado oportuno, melhorando o fluxo de atendimento e a qualidade do acesso à saúde.
Qualificar a lista de espera para as especialidades desde a ponta do sistema na UBS Jardim Guarani. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.Requalificar a lista de espera para dermatologia. 2.Oferecer educação permanente aos médicos da ESF de modo a ampliar a resolutividade nos casos de dermatologia.
Para a ação de requalificação da fila de espera da UBS Jardim Guarani foi escolhido como piloto a fila de dermatologia. Dentre as especialidades, a fila de dermatologia da unidade figurava como terceira com maior número de encaminhamentos (em primeiro lugar neurologia e em segundo, ortopedia). Essa escolha foi realizada na avaliação da comissão de mini regulação local e preceptoria médica da unidade. Entendeu-se que uma ação de requalificação atrelada a capacitação in loco pela preceptoria na avaliação direta dos casos poderia não só qualificar a fila de espera, como também aumentar a autonomia dos médicos na condução de casos semelhantes no futuro. A ação aconteceu no mês de janeiro do ano de 2025. Aconteceu em duas etapas: 1.Requalificação administrativa: foram contactados os 169 pacientes que estavam inicialmente na fila para entender se se mantinha a necessidade e interesse de consulta em dermatologia. 2.Requalificação técnica: após a requalificação administrativa foram convocados os pacientes para o atendimento na UBS para reavaliação do caso. Nesse dia os médicos da ESF teriam o suporte da preceptoria médica para a discussão dos casos.
Na fase inicial da ação, a equipe administrativa da UBS, junto à comissão de mini regulação, fez contato telefônico com os usuários, retirando da fila sete pacientes que não precisavam mais de consulta com especialistas. A etapa de requalificação técnica ocorreu em 28 de janeiro de 2025, com a convocação de 61 pacientes, das 7h às 12h, realizada pela UBS em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), que desempenharam papel crucial na redução de abstenções. Os pacientes foram agendados para médicos da equipe, com média de 10 pacientes por profissional. Após a requalificação, os resultados foram os seguintes: 44 pacientes retirados da fila de espera, 15 agendados para pequenas cirurgias e 2 encaminhados para avaliação do regulador central com suspeita de síndrome de Cushing. A ação foi considerada exitosa, com uma redução de 22% na fila de espera para dermatologia, além de qualificação nos encaminhamentos, garantindo um cuidado mais equitativo para pacientes que precisavam de atendimento mais urgente. A avaliação in loco também possibilitou a capacitação dos médicos da ESF.
A expectativa neste momento é de manter vigilância das filas com a equipe de mini regulação e oportunizar novas ações como essas, visando aprimorar o cuidado integral dos usuários da unidade.
dermatologia
RODOLFO ARAUJO MARQUES, HELOANA APARECIDA JACINTO MARINHO