Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O presente trabalho traz uma análise da parceria saúde/escola das ações da pesagem Auxilio Brasil, desenvolvida pela Unidade Saúde da Família Vila Real, no Município de Várzea Paulista. Destacamos que a USF Vila Real, abriu quatro sábados no ano de 2024, sendo dois no primeiro semestre e dois no segundo semestre, com datas e horários estabelecidos, onde foi realizada a pesagem do Auxilio Brasil e atualizações das vacinas em atraso. Para a divulgação tivemos a parceria de duas escolas do território, e três nas proximidades do nosso território, onde as professoras de cada classe mandaram mensagem no grupo de WhatsApp dos pais dos alunos.
1- Ampliar o atendimento as famílias, onde os pais trabalham durante a semana, 2- Atualizar as vacinas em atraso, das crianças e dos pais. 3-Fortalecer as ações de prevenção, atualizando as carteirinhas de vacina.
A unidade da Saúde da Família, ficou aberta quatro sábados no ano de 2024, sendo dois sábados no primeiro semestre e dois sábados no segundo semestre, com data e horário divulgado durante o ano. Na recepção era verificado as carteiras de vacinas, tanto do responsável como o da criança, estando em atraso eram encaminhados para a sala de vacina e depois de administrada a vacina eram encaminhados para a sala onde a pesagem e medição era realizada e lançado no Sistema do Programa Social Auxilio Brasil. Para a divulgação, fizemos panfletos e cartazes anexado na USF Vila Real, e também tivemos uma parceria com as escolas do território e escolas próximas ao território, e dois membros representantes da Área da Invasão (Ilha Bela). Com uma semana de antecedência, foi solicitado para as escolas que enviasse avisos nos grupos de WhatsApp dos pais, e dos membros representantes da área da invasão também foi solicitado que enviassem aviso da pesagem no sábado do Auxilio Brasil.
Destacamos que a parceria saúde/escola e membros representantes, obtivemos resultados positivos, onde foram acompanhados 1.788 beneficiários, e foram administradas cerca de 268 doses de vacina em atraso. Durante a pesagem do bolsa família, foi montado um brinquedo pula-pula e distribuição de pipoca e balas para as crianças. Isto mostra que, quando fazemos um planejamento e parceria para a divulgação das ações, conseguimos resultados positivos.
Nestas ações percebemos que a parceria com as escolas e Membros representantes da comunidade para a divulgação, foi de grande valia e que a USF Vila Real obtivesse um impacto positivo na promoção/prevenção da Saúde nas atualizações das carteiras de vacinas em atraso. A parceria entre a escola e a saúde é fundamental para a promoção da saúde.
Auxilio Brasil, Vacinas
SUELEN PRISCILA PAULINO, PRIOGENITA DE JESUS LOURENÇO