Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A proximidade de humanos com animais silvestres em regiões urbanas tem se mostrado cada vez mais frequente, frente ao aumento das mudanças do clima. Esse contato traz conflitos, mas também benefícios, pela presença da fauna nos arredores, como aponta a veterinária Vitória Finato, da Universidade de Botucatu, (2022). Esse contato torna-se um problema de saúde pública quando a população tenta abater estes animais, pois no confronto podem sofrer um ataque, resultando em prejuízos sistêmicos se contato com toxinas, em caso de peçonhentos, e/ou infecções por mordidas/arranhões de algumas espécies, ocasionando óbito em parte dos acidentes. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ferroviários, localiza-se em frente a um importante fragmento de mata atlântica nativa, conforme aponta o Relatório Diagnóstico da unidade. Devido este fato, tanto os profissionais da unidade, quanto os usuários do serviço, estão em contato e conflito direto com a fauna silvestre, que surge com frequência nas proximidades. Essas características específicas do território em questão, culminaram nesta experiência em formato do projeto do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis desta UBS.
Reduzir o risco de acidentes, ocasionados pelo convívio inadequado com a fauna silvestre, presente no território de abrangência da UBS Ferroviários.
O presente trabalho surgiu à partir do aparecimento frequente, que pode estar relacionado com o atual cenário de emergências climáticas, de animais silvestres, como serpentes e lagartos, nas dependências da UBS Ferroviários, e com ele a inquietação dos colaboradores e usuários do serviço, frente a falta de conhecimento de como agir nestas situações. Parte da equipe de saúde foi capacitada pela Guarda Civil Metropolitana Ambiental (GCM Ambiental), sobre convívio com animais silvestres e fluxos em casos de acidentes, munindo-os do conhecimento básico para o convívio seguro com a fauna local. Posteriormente, com base nas diretrizes do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), ocorreu a multiplicação da informação para os demais colaboradores, bem como para a população residente do território. Os momentos educativos foram realizados por meio de diversas metodologias, como Visitas Domiciliares (VD) nas residências cadastradas, palestras expositivas em grupos da unidade, salas de espera e reuniões internas como do Conselho Gestor, além momentos lúdicos em alguns parceiros do território, como parques e escolas, através da gamificação, sempre evidenciando estes momentos em registros fotográficos, listas de presença e ata de reunião, e monitorando através do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVIS) local.
Os resultados quantitativos, relacionados à pessoas atingidas, foram bastante expressivos se observado que à partir da capacitação de 100% dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Promoção Ambiental (APA); a informação atingiu, de maneira direta, mais de 500 pessoas de diversas faixas etárias, por meio de aproximadamente 20 momentos educativos. Se levado em consideração a média da composição familiar de 04 pessoas, esse trabalho atingiu indiretamente mais de 2000 pessoas do território e adjacências. Ao longo do trabalho foram registradas mais de 15 aparições de animais silvestres nas proximidades da UBS, entre lagartos, serpentes, aracnídeos e alguns mamíferos. Em todos os eventos os fluxos seguiram de maneira segura e adequada, evidenciando zero acidentes como um empolgante resultado.
O presente trabalho mostrou-se eficaz na redução do risco de acidentes pelo convívio com a fauna silvestre do território local, pincipalmente pela não ocorrência de acidentes ao longo desta experiência e pelo quantitativo de pessoas atingidas, além de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03 e 15. Importante ressaltar que esta experiência se tornou uma prática incorporada da UBS Ferroviários.
fauna, saúde
RAPHAEL HENRIQUE MARTINS, DANIELE VECCHIA DIONATO, EDMILSON ALEXANDRE DE SOUSA, KAREN CRISTINA BARBOSA DE MELO