Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) é um marco no quesito da saúde masculina, levando em consideração as especificidades da população e entende que a masculinidade é uma construção histórico sociocultural (BRASIL, 2009). A saúde integral do homem tem sido um desafio crescente no Brasil, especialmente pela baixa procura dos serviços de saúde por parte desse público, culturalmente associado a uma resistência em reconhecer a necessidade de cuidados preventivos e terapêuticos. Segundo o Ministério da Saúde, muitas morbidades poderiam ser evitadas com um acompanhamento periódico, mas barreiras culturais, sociais e institucionais dificultam o acesso e acolhimento desse grupo (BRASIL, 2008). Um fator importante em relação às mudanças na saúde do homem é a promoção da saúde. Modificar comportamentos e escolhas de maneira positiva é essencial para transformar a visão de saúde, que ainda é predominantemente entendida como a ausência de doença entre os homens. Como resultado, o público masculino frequentemente ignora aspectos relevantes do processo saúde-doença, como cultura, trabalho e saúde mental (DE MIRANDA, et. al., 2020). A PNAISH estimula ações direcionadas ao público masculino, pois sabe-se que a adoção de práticas que estimulem a participação dos homens deve ser desenvolvida e priorizada, desde a atenção básica à saúde, nas próprias unidades básicas e/ou em ações junto à comunidade (DA SILVA et. al., 2023).
Visando fortalecer a PNAISH, nos anos de 2023 e 2024, o município de Campinas, entendendo historicamente a importância do Novembro Azul, adotou-se estrategicamente o mês temático, como propulsor para fomentar e fortalecer a Saúde Integral do Homem. Em vez de tratar exclusivamente do câncer de próstata, a abordagem adotou como foco principal uma comunicação e campanha com enfoque salutogênico, destacando a intersetorialidade e a promoção da saúde. O objetivo foi desenvolver a saúde em seu conceito ampliado e multiprofissional, entendendo que ela vai além da simples ausência de doenças. Saúde é a busca pelo bem-estar físico, mental, social e espiritual, com autonomia e protagonismo do indivíduo. Enalteceu-se a saúde integral do homem com ações intersetoriais e promoção à saúde, buscando ampliar o conceito saúde e o acesso à saúde para além dos serviços de saúde, entendo que o território é onde a vida pulsa e ações territoriais proporcionam acesso, acolhimento humanizado e eficaz.
O presente artigo é um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que busca descrever a atividade de promoção e atenção integral à saúde do homem no município de Campinas. A experiência foi desenvolvida de novembro de 2023 a novembro de 2024, tendo a Atenção Primária à Saúde como satélite das ações intersetoriais realizadas com as diversas secretarias: Educação, Assistência Social, Esporte, Segurança Pública, Cultura, Gestão de Pessoas, entre outras e entidades da sociedade civil. O público-alvo foram homens e homens- trans do município de Campinas. No Novembro Azul e nos meses seguintes, as ações intersetoriais com as diversas secretarias e sociedade civil, tiveram enfoque nos princípios de humanização que implicam na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos dos homens, obedecendo às suas peculiaridades sócio-culturais; prevenção do câncer de próstata e colorretal; prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão; prevenção de violência e acidentes; vacinação; grupos de discussão sobre masculinidades, paternidade; saúde bucal; cessação de tabaco; ofertas de Práticas Integrativas Complementares à Saúde (PICS), além da promoção de hábitos saudáveis, como forma de aproximação e vinculação com os homens do território.
As ações do Novembro Azul constituem uma oportunidade para sensibilizar os homens, homens trans, comunidade, profissionais de saúde, trabalhadores e gestores, sobre a importância do autocuidado e cuidado integral da saúde, considerando fatores socioculturais relacionados à masculinidade e adoecimento. Ações realizadas: ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/99284/novembro-azul-acao-no-vida-nova-reune-serie-de-atividades-para-promocao-da-saude-masculina ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/114360/acao-do-novembro-azul-conscientiza-agentes-da-guarda-municipal-nesta-segunda-feira-11 ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/114659/novembro-azul-eventos-com-atividades-fisicas-e-culturais-reforcam-importancia-do-autocuidado ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/99245/novembro-azul-pulmao-de-3m-e-estandes-alertam-para-saude-do-homem-no-paco ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/115014/centro-de-oncologia-oferece-500-vagas-de-atendimentos-para-prevencao-do-cancer-de-prostata ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/115199/ceasa-campinas-realiza-acoes-de-educacao-alimentar-e-nutricional-no-centro-de-saude-costa-e-silva ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/114074/novembro-azul-saude-digital-convoca-180-7-mil-homens-mulheres-trans-e-travestis-para-check-up-e-cuidado-integral Aumento do acesso aos serviços de saúde pela população masculina https://campinas.sp.gov.br/noticias/101153/novembro-azul-campanha-faz-procura-de-homens-por-centros-de-saude-subir-64,resultado do trabalho intersetorial.
Esses resultados reforçam a importância de repensar as estratégias de saúde voltadas para o público masculino. A intersetorialidade foi um ponto-chave, pois ampliou o acesso da população masculina à promoção à saúde, ocorrendo em lugares comumente frequentados por esta população específica. Os boletins epidemiológicos e as capacitações das equipes são essenciais para atender às necessidades da população masculina em cada território. ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/101035/boletim-inedito-de-campinas-reforca-alerta-contra-cancer-de-prostata ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/101074/novembro-azul-seminario-discute-saude-do-homem-e-lanca-boletim-inedito ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/114940/2-boletim-da-saude-do-homem-mostra-principais-causas-de-mortalidade-e-alerta-para-cuidados ○https://campinas.sp.gov.br/noticias/99284/novembro-azul-acao-no-vida-nova-reune-serie-de-atividades-para-promocao-da-saude-masculina A intersetorialidade e a promoção à saúde mostraram-se fundamentais no cuidado à saúde do homem, pela integração dos diferentes serviços e saberes sociais, estimulando o protagonismo do público masculino à busca por saúde e qualidade de vida.
Saúde do Homem, Intersetorialidade, Promoção em Sa
CAMILA MONTEIRO GONÇALVES DIAS SILVA, MONICA REGINA PRADO DE TOLEDO NUNES, REJANE MARIA RIOS FLEURY TRAUTWEIN, SARA MARIA TEIXEIRA SGOBIN, RENATA CAUZZO ZINTRA MARIANO, TALITA POLIANA ROVERONI MORAES, VIVIAN CRISTINA MATIAS DE OLIVEIRA NUNES, VIVIANE BATISTA FABER DA SILVA, MARCIA REGINA MURADAS, ANA PAULA CRIVELARO FERREIRA, JULIANA NATÍVIO