Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Na especialidade de Urologia, pacientes com suspeita de câncer de próstata são encaminhamos para a realização de biópsia de próstata e inseridos em um Protocolo de acompanhamento. Este Protocolo consiste no monitoramento dos pacientes desde o momento da solicitação da biópsia até o momento do diagnóstico e confirmação ou descarte da suspeita, com o consequente encaminhamento para o oncologista urológico. Compreende o acompanhamento multiprofissional de todas as etapas do processo com a participação de setores definidos que se comunicam de maneira efetiva. O protocolo foi criado após a Comissão de Gerenciamento de Riscos da Unidade identificar a perda de pacientes ao longo do processo, devido à falha na comunicação entre os setores e entendimento do paciente e familiares. A equipe de saúde deve intervir de forma eficaz, tendo em vista que o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais incidente e a segunda mais comum causa de morte por câncer nos homens brasileiros1.
Garantir a adesão do paciente ao processo, através do monitoramento diário do protocolo e da comunicação efetiva entre os setores.
Após a solicitação médica para realização de biópsia de próstata, o paciente é direcionado ao Serviço Social e/ou Enfermeiro para orientações sobre fluxo e esclarecimento de dúvidas, e assim obter um melhor entendimento do paciente em relação ao procedimento a ser realizado. Os dados foram coletados e analisados, no período de janeiro/2021 a julho/2022, através de ferramentas de monitoramento informatizadas e indicadores de qualidade.
Foram inclusos no protocolo 363 solicitações de biópsias de próstata no período de janeiro de 2021 a julho de 2022 e somente cinco pacientes desistiram da realização do exame, o que corresponde a um total de 99% de conformidade. Do total de 358 biópsias de próstata realizadas, 107 (30%) pacientes obtiveram o diagnóstico de neoplasia maligna e foram encaminhados à Oncologia. Todos os pacientes com diagnóstico de câncer (100%) tiveram a consulta agendada com o oncologista e compareceram à consulta. Discussão: Cabe enfatizar que através da comunicação efetiva foi possível que 99% dos pacientes com solicitação de biópsia realizassem o procedimento, proporcionando uma assistência livre de danos. Nesse sentido, a comunicação é fundamental para o desenvolvimento do processo, pois é o elo de interação que fortalece o vínculo entre a equipe multiprofissional e o paciente2. A comunicação entre a equipe multiprofissional de saúde é determinante na qualidade e segurança da prestação de cuidados aos indivíduos. Falhas de comunicação tem sido um dos principais fatores que contribuem para a ocorrência de eventos adversos e, consequentemente, diminuição da qualidade dos cuidados3.
Para o homem, é muito difícil ocupar o papel de paciente e, com frequência, nega a possibilidade de estar enfermo4. Nesse contexto, é fato que existe uma dificuldade para compreensão e adesão do paciente às ações de prevenção e tratamento de doenças. No entanto, nesse protocolo as dificuldades são contornadas através da confiança do paciente na equipe multiprofissional e do esclarecimento da importância do procedimento e finalização do processo para a sua saúde, mantendo uma comunicação efetiva entre a equipe de saúde, paciente e familiares. A importância da comunicação e do trabalho da equipe multiprofissional é visto como determinante da qualidade e da segurança na prestação de cuidados aos indivíduos5.
Protocolo, Câncer de Próstata
Ariane Delarri de Souza, Mariana de Oliveira