Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, conhecida como saúde única, destaca a importância de reconhecer que o bem-estar de uma comunidade está intrinsecamente ligado à saúde de todas as espécies e ao ambiente em que vivem. Nesse contexto, o médico veterinário desempenha um papel crucial na vigilância em saúde, trabalhando para identificar precocemente, prevenir e controlar doenças que afetam tanto os animais quanto os seres humanos. No município de Paraguaçu Paulista, a preocupação com a prevenção e controle de zoonoses, especialmente a Leishmaniose Visceral Canina, tem sido evidente ao longo do tempo. Com o aumento dos casos, torna-se urgente a necessidade de ações conjuntas e eficazes para diagnóstico, controle e prevenção dessa doença, destacando-se a importância da atuação de médicos veterinários capacitados. Diante desse cenário, estabelecer parcerias com instituições acadêmicas, como a Universidade de Marília (UNIMAR), surge como uma estratégia promissora. Envolvendo estudantes do curso de medicina veterinária em iniciativas de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, capacitação, extensão universitária e desenvolvimento de projetos colaborativos, podemos potencializar os esforços para enfrentar a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e outras questões de saúde pública.
Relatar experiência entre parcerias do serviço público com o meio acadêmico, mais precisamente equipe de alunos da Liga Acadêmica de Saúde Pública (UNIMAR), gerando benefícios mútuos, incluindo avanços científicos, melhorias nos serviços de saúde, capacitação de profissionais e promoção da saúde da comunidade.
De Agosto a Outubro de 2023, o município de Paraguaçu Paulista criou parceria estratégica com a Universidade de Marília (UNIMAR) para conduzir um inquérito sorológico canino. Esta colaboração foi uma iniciativa conjunta entre o setor público e comunidade acadêmica, visando abordar questões de saúde pública de importância local.Uma palestra foi ministrada aos alunos pela responsável técnica da Vigilância em Zoonoses nas instalações da universidade. A palestra enfatizou o papel dos médicos veterinários no setor público, bem como a relevância do inquérito sorológico canino e seus objetivos para a saúde da comunidade. Identificada área de risco, agentes de saúde e endemias realizaram o cadastro dos imóveis e dos animais nesses locais. Ainda, promoveu-se a conscientização sobre a ação, a promoção da guarda responsável dos animais e educação em saúde, além de agendar as datas para as coletas. No dia das coletas, um serviço de transporte foi providenciado para levar os alunos até o município. Ao chegarem ao local, os alunos receberam uma breve explicação para esclarecer quaisquer dúvidas pendentes. Os tutores dos animais cadastrados levaram seus pets e assinaram um termo de autorização de coleta. Em seguida, uma equipe composta pelos alunos universitários e pelos profissionais municipais conduziu a coleta das amostras. As amostras foram armazenadas em caixas térmicas e enviadas ao Laboratório Municipal de Leishmaniose Visceral. Lá, uma equipe formada por alunos, supervisionada p
A parceria entre o serviço público e a equipe de alunos da Liga Acadêmica de Saúde Pública (UNIMAR) foi extremamente gratificante e produtiva. Juntos, colaboramos em diversos projetos e iniciativas que beneficiaram significativamente ambas as partes e a comunidade em geral. Uma das principais áreas de atuação foi a realização de campanhas de conscientização e prevenção de doenças, alcançando um maior número de pessoas na comunidade. Além disso, os alunos tiveram oportunidades valiosas de aprendizado e capacitação, preparando-os para futuras carreiras na área da saúde. Por outro lado, nós, profissionais do serviço público, também nos beneficiamos com a colaboração dos alunos, incentivando o investimento na formação de jovens profissionais e contribuindo para o desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada no setor da saúde pública. Essa parceria resultou em avanços científicos, melhorias nos serviços de saúde e promoção da saúde da comunidade, destacando os benefícios de colaborações interinstitucionais na área da saúde pública.
Em resumo, a parceria entre o serviço público e a Liga Acadêmica de Saúde Pública (UNIMAR) foi uma experiência marcante e frutífera. Juntos, avançamos cientificamente, aprimoramos os serviços de saúde, capacitamos profissionais e fortalecemos a promoção da saúde na comunidade. Esta colaboração demonstra o potencial transformador das parcerias interinstitucionais na saúde pública, destacando a importância da união de esforços para alcançar objetivos comuns em prol do bem-estar coletivo.
saúde única, médico veterinário, zoonoses
Ana Beatriz Pinto Costa, Diala Savian Wegner, Iraciana Messias de Paiva, Cinthia Maria Ribeiro Lourenço