Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas, distúrbios osteomusculares e transtornos mentais, representam atualmente as principais causas de adoecimento e mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essas condições foram responsáveis por aproximadamente 90% das mortes nas Américas em 2019, estando fortemente associadas a hábitos de vida inadequados, envelhecimento populacional, desigualdades sociais e condições de trabalho desfavoráveis. No contexto da Atenção Primária à Saúde, os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão frequentemente expostos a sobrecarga física e emocional, jornadas intensas e múltiplas demanda, fatores que contribuem para o adoecimento físico e mental. Reconhecer o trabalho como determinante social da saúde torna-se fundamental para o desenvolvimento de estratégias que promovam o cuidado integral desses profissionais. A Saúde do Trabalhador, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, busca promover ambientes laborais seguros, saudáveis e humanizados, por meio de ações de promoção, prevenção, vigilância e cuidado. Investir em ações voltadas à alimentação saudável, prática regular de atividade física e espaços de escuta coletiva contribui para a prevenção das DCNT e fortalecimento do bem-estar, da saúde mental e da qualidade de vida dos trabalhadores, refletindo positivamente na assistência prestada à população.
Promover a saúde e prevenir o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis entre os trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, incentivo à prática regular de atividade física e acompanhamento antropométrico periódico. Como objetivos específicos, busca-se estimular a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, ampliar o conhecimento dos trabalhadores sobre alimentação equilibrada e suplementação quando indicada, favorecer o autocuidado, fortalecer vínculos entre a equipe e contribuir para a melhoria da saúde física, mental e do bem-estar no ambiente de trabalho.
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido na UBS Jardim Popular Dr. Matheus Santamaria, localizada no bairro de Ermelino Matarazzo, zona leste do município de São Paulo, sob gestão da OSS SAS Seconci. A experiência teve início em setembro de 2024, com previsão de conclusão em dezembro de 2025, envolvendo 18 trabalhadores da própria unidade. Inicialmente, todos os participantes foram submetidos a avaliação individual, incluindo aferição de peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), realizadas pela nutricionista da unidade, com acompanhamento bimestral. Paralelamente, foram realizados atendimentos individuais e ações educativas em saúde nutricional. No período analisado, ocorreram três rodas de conversa, nos meses de outubro, novembro e dezembro, abordando temas como alimentação saudável, prevenção das DCNT e suplementação alimentar. Como estratégia de incentivo à prática de atividade física, foi utilizado o aplicativo GymRats® (Gratuito), com estímulo à realização de exercícios físicos de segunda a sexta-feira, contemplando diferentes modalidades, como musculação, dança, corrida e natação. O monitoramento da participação ocorreu por meio dos relatórios gerados pelo aplicativo.
Participaram da experiência 18 trabalhadores da UBS, todos submetidos à avaliação antropométrica inicial. O uso do aplicativo GymRats® mostrou-se uma estratégia eficaz de engajamento, promovendo motivação, senso de pertencimento e competição saudável entre os participantes. Até o momento, foram registrados 324 check-ins de atividades físicas, totalizando 54 dias ativos, com média de quatro treinos realizados por dia, predominando os registros no período da manhã. As rodas de conversa favoreceram espaços de troca de saberes, escuta qualificada e reflexão sobre hábitos alimentares, autocuidado e saúde mental. Observou-se maior conscientização dos trabalhadores quanto à importância da alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física como fatores protetores para a saúde. De forma qualitativa, a experiência contribuiu para a melhoria do clima organizacional, fortalecimento dos vínculos entre a equipe e maior valorização do cuidado com a própria saúde, refletindo positivamente no bem-estar físico e emocional dos participantes.
A experiência evidenciou que ações simples, contínuas e realizadas no próprio ambiente de trabalho são capazes de promover mudanças significativas nos hábitos de vida dos trabalhadores da saúde. O incentivo à atividade física regular e à alimentação mais saudável mostrou-se fundamental não apenas para a prevenção das DCNT, mas também para a promoção da saúde mental, redução do estresse e melhoria do bem-estar geral. A criação de espaços coletivos de diálogo e apoio fortaleceu o sentimento de pertencimento e cuidado mútuo, contribuindo para ambientes de trabalho mais acolhedores e humanizados. Investir na saúde do trabalhador da Atenção Primária à Saúde representa uma estratégia essencial para a sustentabilidade do sistema de saúde, uma vez que profissionais mais saudáveis tendem a oferecer uma assistência de maior qualidade à população. Faremos a continuidade e ampliação de iniciativas semelhantes, integrando-as às rotinas das unidades de saúde como parte das ações permanentes de promoção da saúde do trabalhador.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
YASMIN THAINÁ NOVAIS SEVERINO, MIRIAM GARCIA