Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Entre 2022 e 2023, a Prefeitura de Guarulhos enfrentou desafios significativos na gestão da saúde ocupacional de seus servidores, especialmente após a transição para o regime estatutário, que quadruplicou o público-alvo do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Com a crescente demanda, tornou-se imperativa uma integração mais estreita entre o SESMT e o Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Saúde para assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro. Este trabalho é fundamental para melhorar o bem-estar dos servidores e a eficiência dos serviços prestados, reduzindo o absenteísmo e os custos relacionados a licenças médicas.
Descrever a experiência de gestão compartilhada entre o SESMT e o DRH da Secretaria de Saúde de Guarulhos, destacando as medidas adotadas para otimizar os processos de saúde ocupacional e perícias médicas. O objetivo é apresentar os impactos positivos dessa parceria na melhoria do atendimento aos servidores, redução do absenteísmo e aumento da eficiência dos serviços, com base em dados estatísticos sobre licenças médicas.
A metodologia envolveu análise documental das melhorias implementadas, entrevistas com profissionais do SESMT e a coleta de dados sobre atendimentos realizados. Foram revisados protocolos de recepção, ajustados fluxos administrativos e readequados os espaços físicos. A modernização tecnológica incluiu a implementação de sistemas eletrônicos para o envio de atestados médicos e o controle de acidentes de trabalho. A gestão utilizou recursos financeiros para reformas estruturais e aquisição de equipamentos, além de recursos humanos com a incorporação de novos profissionais cedidos pelo DRH.
As reformas no SESMT entre 2022 e 2023 aumentaram a capacidade de atendimento e melhoraram a gestão de saúde ocupacional. A introdução de sistemas eletrônicos e a modernização do fluxo de atendimento resultaram em maior eficiência e agilidade. O percentual de servidores da Secretaria de Saúde com licenças médicas caiu de 77,8% em 2022 para 66,3% em 2023, indicando uma redução no absenteísmo. Houve também uma estabilização no número total de licenças médicas emitidas, refletindo as melhorias nos processos internos e na integração com o DRH.
A gestão compartilhada entre o SESMT e o DRH foi crucial para enfrentar os desafios impostos pela ampliação do público-alvo e pela crescente demanda. As reformas estruturais, a modernização tecnológica e a readequação dos processos internos trouxeram maior eficiência e melhoria nos indicadores de saúde ocupacional. Para o futuro, recomenda-se a continuidade das atualizações tecnológicas e a capacitação contínua das equipes, garantindo adaptação a novas demandas e manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
SESMT, DRH, saúde ocupacional e licenças médicas
VIVIANE HADDAD SILVA HIGUCHI, CARLOS HENRIQUE PIRES NETO