Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Espaço de Educação em Saúde do CECCO Bacuri, localizado na região de Perdizes, pertencente à STS Lapa Pinheiros, vem acontecendo há 6 meses aproximadamente, e tem por objetivo proporcionar um espaço de promoção em saúde para os usuários e usuárias do CECCO, bem como para a rede como um todo. Ao longo desses 6 meses já tivemos encontros relacionados aos Cuidados da Pessoa Idosa, com a participação da Defensoria Pública da Lapa e Núcleo do Direitos Humanos da Lapa, Racismo e Protagonismo Negro, com uma oficina de bonecas Abayomi na Oficina de Geração de Renda, com a participação de oficineira negra militante na luta contra o racismo, Saúde da Mulher, com temáticas diversas de cuidados à mulher, como empoderamento feminismo, Comemoração ao Combate ao HIV, com a participação do SAE Lapa, e as discussões sobre Saúde do Homem, em comemoração ao Novembro Azul. A atividade de Saúde do Homem foi idealizada pela equipe, em especial enfermeira e fisioterapeuta do CECCO Bacuri, foi realizada em Novembro de 2024. A chamada para a roda de conversa fora divulgada em cartazes espalhados pelo CECCO, por meio digital nos grupos de Whats app da rede de trabalhadores, e nas oficinas do serviço.
A dinâmica organizada pelas profissionais teve o intuito de discutir temáticas variadas relacionadas à Saúde do Homem, para além da discussão do Câncer de Próstata, motivador e grande temática do “Novembro Azul”.
Dentro de uma caixa foram colocadas diversas filipetas com as temáticas do encontro e a caixa foi passando pelo grupo, que estava sentado em roda ao som de uma música, quando a música parava, quem estivesse com a caixa na mão abria uma das filipetas e se abria a discussão com todo o grupo. As profissionais ficavam na mediação da discussão, trazendo informações, apontando alguma informação incorreta trazida pelo grupo, estimulando que houvesse a circulação da palavra entre todos os presentes. A dinâmica possibilitou que as conversas pudessem ser feitas em ambiente divertido, com muita conexão e respeito entre os participantes, houve a preocupação de manter o acolhimento afetivo do grupo pelas facilitadoras.
O encontro proporcionou a discussão de diversos temas, como: Câncer de Próstata e as barreiras existentes para os cuidados relacionados ao diagnóstico, como a nossa sociedade machista; Tabagismo e as doenças relacionadas; Alcoolismo, comportamento de beber em “binge”, mortalidade e determinantes sociais de saúde relacionados com o uso e abuso de álcool; Infecções Sexualmente Transmissíveis que cursam com corrimento, verrugas e feridas, Uso do Preservativo interno e externo, com colocação do preservativo em modelos educativos, Circunferência Abdominal e relações com HAS, DM, Aterosclerose e outras complicações cardiovasculares, realização da medição da circunferência abdominal e discussão dos parâmetros de normalidade e anormalidade. Em meio às discussões tivemos momentos de descontração como dança da vassoura, canto do time de futebol do “coração”, música preferida para cantar com o grupo e experimentação de castanhas (discussão sobre os benefícios da mesma). Tivemos a participação de 20 pessoas, 12 mulheres e 8 homens dentre ele adultos e idosos, pessoas com deficiência intelectual, uma pessoa em situação de rua com transtorno mental severo, pessoas domiciliadas com transtornos mentais severos, pessoa convivendo com HIV, o que possibilitou uma rica troca de conhecimentos, contribuindo para a redução de estigmas e preconceitos relacionados à “loucura” e à “rua”, aproximando pessoas de oficina variadas e fortalecendo a rede de convivência dos presentes.
Nossa avaliação foi de que houve boa adesão dos usuários e usuárias, e de que fora um encontro muito potente de troca de informações e de afeto. Os participantes trouxeram uma avaliação positiva e um pedido de mais espaços como esse no serviço. A equipe está discutindo e organizando espaços mensais de educação em saúde no serviço para este ano, a fim de fortalecer o vínculo entre diferentes usuários do serviço, fortalecer o trabalho intersetorial do CECCO com o território, garantir espaços de participação da rede de serviços do território, qualificando assim o trabalho de prevenção e promoção em saúde, na busca de um cuidado integral aos nossos frequentadores.
saúde do homem, promoção em saúde
KATIA MUNIZ AMIRATI, LÉA DE OLIVEIRA FRANÇOSO, GABRIELA COTINGUIBA ALVARENGA