Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma das principais epidemias globais. O diagnóstico da infecção pelo HIV, quando feito no início da gestação, possibilita os melhores resultados relacionados ao controle da infecção materna e os melhores resultados de profilaxia da transmissão vertical desse vírus. Por esse motivo, o teste anti-HIV deve ser oferecido a todas as gestantes tão logo se inicie o pré-natal, visto que, o Brasil é signatário do compromisso mundial de eliminar a transmissão vertical do HIV. O principal objetivo da assistência a essa população é prevenir os impactos da infecção no feto e no recém-nascido, sem negligenciar as necessidades específicas da gestante. Na perspectiva de proporcionar cuidado integral e de qualidade às mães infectadas e proteção aos conceptos, bem como promover ações que minimizem os índices de contaminação, nota-se a importância do compartilhamento de informações entre os diversos níveis de atenção à saúde. Nesse contexto, a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CAT/SAE) de Osasco elaborou uma planilha de trabalho no OneDrive em parceria com o Pré Natal de Alto Risco e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) da Maternidade Amador Aguiar para o compartilhamento de informações.
Viabilizar a vigilância em saúde das gestantes portadoras de HIV. A troca de informações e acompanhamento, permite que a gestante seja vista de forma intersetorial, favorecendo o norteio de condutas quanto aos cuidados gerais, das provisões em relação data do parto pela equipe da maternidade e continuidade assistencial no puerpério.
Em reunião multidisciplinar, os setores Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e CTA, decidiram melhorar a comunicação forma informatizada sobre as gestantes com HIV, então o CTA elaborou a planilha e compartilhou com NVEH e Casa da Mulher, visto que estas gestantes são acompanhadas pelo Pré-Natal de Alto Risco (PNAR). Ações do NVEH: •Verificar se há inclusão de novas pacientes •Verificar a data prevista do parto •Entrar em contato com a paciente confirmando o local do parto, orientando-a quanto a importância de utilizar nossos serviços para que seu acompanhamento seja integral em relação continuidade do acompanhamento. •Contatar a supervisora de Enfermagem, reforçando as orientações do Protocolo Institucional, mitigando assim falhas no processo (Profilaxia com a parturiente, Indicação de parto, Cuidados com Recém-Nascido (RN) e Puérpera no pós-parto, Medicação do RN. Coleta de material biológico. Notificação) •Comunicar a farmácia hospitalar para que seja garantida a medicação de todo o processo. •Atualizar a planilha, informando sobre o parto, incluindo a nova criança exposta ao HIV e informando sobre sua coleta de material biológico, definindo assim datas das próximas coletas. Esta ação comunica de forma rápida o CTA-SAE o qual irá passar a acompanhar não só a parturiente, mas agora irá incluir o RN exposto.
No ano de 2024, o HMAA realizou 20 partos de mulheres portadores de HIV, dessas, 17 pacientes apresentavam Carga Viral Indetectável, 1 foi diagnosticada com HIV no dia do parto, 2 estavam sem tratamento e não eram acompanhadas em Osasco. Após a implantação deste projeto e com o acompanhamento da Supervisão de Enfermagem foi possível observar a efetividade com 100% de adesão e seguimento do Protocolo Institucional, minimizando riscos ao recém-nascido. Foi observado também uma maior adesão do binômio no retorno as consultas no CTA- SAE.
O projeto, além de garantir a segurança para as ações assistenciais, também referenciou o NVEH de forma singular para a equipe desde a internação até a alta desta. Percebe-se que a equipe tem uma maior segurança e melhor direcionamento com o setor. Hoje, de forma automática o NVEH é informado sobre a chegada da gestante e colocado a par de suas ações, realizando as intervenções necessárias para sua aplicação integral.
HIV, Gestantes, Vigilância em Saúde
KLEBER GONÇALVES NAIA, MAYLA PEREIRA DONON, NILVÂNIA CARZOLA IECKS DOS ANJOS, ISMÁRIA CARVALHO DOS SANTOS FRANCCI