Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Os escorpiões são artrópodes pertencente a classe aracnídea, e tem grande importância na saúde pública de vários países devido ao grande número de acidentes tóxicos, podendo acarretar em mortes principalmente de crianças e idosos. (Santos, 2021). O Escorpionismo se caracteriza pelo envenenamento causado por escorpiões onde ocorre a inoculação de toxinas (acidentes com escorpião), necessitando em muitos casos de administração imediata de soro antiescorpiônico, se a vítima apresentar sintomas moderados ou graves (Santos, 2021). Estamos vivenciando, uma infestação crescente de escorpiões no município, desde 2013, onde tivemos um aumento significativo nos acidentes com os escorpiões. A incidência dos mesmos nas residências e escolas. A preocupação da Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista SP e do Departamento de Saúde é o risco de acidentes com as crianças, sendo que perdemos no estado de São Paulo um total 82 pessoas a maioria crianças entre os anos de 2008 e 2023. E, após o período da pandemia do COVID-19, pudemos ter um olhar mais humano na questão do escorpionismo. A maneira que nós encontramos para lidar melhor com essa situação foi através do conhecimento. O compartilhar trouxe a claridade a população, principalmente as crianças sobre a importância em saber todos os aspectos desse animal. Nossa missão é proteger o nosso grupo de risco!
Divulgar informação sobre o Escorpionismo através de visitas casa a casa e palestras. Divulgar informação sobre o Escorpionismo principalmente para crianças menores de 12 anos. Mobilizar o maior número de crianças através das palestras nas escolas; Reduzir o número de acidentes com as ações de sensibilização e informação da população; Manter o grupo de risco livre de acidentes; Manter o município com 0 óbitos de pessoas por acidentes com escorpião.
Trabalhamos com fluxo de informação através das fichas de notificação de acidentes recebidas pela Vigilância em Saúde vindas da Santa Casa do município. Temos também os atendimentos realizados pela Ouvidoria e pela Vigilância em Saúde que geram a visita casa a casa. Além das visitas nas escolas Municipais e Estaduais que geram as palestras. Os envolvidos nesta ação são todos os agentes de combate a Endemias que se dispõe a irem nas escolas municipais para fazer a sensibilização através de palestras, também nas visitas casa a casa e para passar as pessoas as orientações sobre os três As: Acesso, abrigo e alimento dos escorpiões;
O nosso propósito, que se quer obter, alcançar com a nossa ação no município é a diminuição dos acidentes, principalmente entre as crianças menores de 12 anos que são o grupo de risco. Neste período entre Agosto de 2022 a Dezembro de 2023 foram feitas 797 orientações a moradores no município, provenientes de notificações de acidentes e aparecimentos. Foram realizadas 87 palestras em escolas do município, sendo atingidas 5.879 pessoas (crianças e adolescentes); temos no município 4 escolas estaduais, onde realizamos, nessas escolas: ETC 800 pessoas, CENE 2100 pessoas, Maria Ângela 2.450 pessoas, GEP 700 pessoas; Total de 9.829 crianças atingidas, sendo realizadas em todas as escolas estaduais, municipais e as creches do município. E, por fim o resultado mais satisfatório é quando as crianças disseram para seus familiares que é importante fechar os ralos abertos nas residências
Podemos concluir que essa abordagem humanizada na linha de cuidado de combate ao escorpionismo, através do compartilhamento do conhecimento, possibilita à população uma visão ampla do problema e de como lidar com ele, desta forma permitindo a redução do número de acidentes. Os relatos ouvidos por nossa equipe por parte dos familiares das crianças que participaram das palestras nas escolas demostram a absorção do conhecimento divulgado. Foram observadas diferenças no manejo ambiental nas visitas de rotina, nas quais pudemos observar maior cuidado da população com os ambientes internos e externos de suas casas. Também cabe concluir que no período do estudo não contamos com nenhum óbito devido aos acidentes com escorpiões, que é o principal objetivo que buscamos atingir ao promover este tipo de ação.
ESCORPIÃO, ESCORPIONISMO, MANEJO AMBIENTAL
MARIO JOSE GIANNASI SCALA, JULIO CESAR DONADEL