Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Autores: Brigina Kemp, Bruno Quiqueto, Claudia Meirelles, Cleide Campos, Dirce Marques, Elaine Giannotti, Lidia Tobias, Marcia Tubone, Mariana Melo, Rodrigo Tomba
Apresentação/Introdução
O COSEMS/SP realiza todo ano Congresso para gestores municipais, técnicos e trabalhadores do SUS para debater temas e propostas para o SUS. De 17 a 19/4/2024 ocorreu o 37º Congresso, a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano. Quase 50 atividades simultâneas: Seminários, Cursos, Rodas Temáticas, Grande Conversa, Abertura, Assembleia Geral, Rodas de Conversa “Dialogando com a Mostra” e atividades no Espaço Gilson Carvalho.
Participaram Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mais de 150 palestrantes convidados. O tema central foi “Mudanças Climáticas e impactos no SUS”, protagonizando a preocupação com a discussão oportuna do impacto dessas mudanças na vida das pessoas, nos processos de adoecimento e no SUS buscando discutir respostas aos desastres naturais, epidemias, pandemias, calor extremo, sofrimento mental e ansiedades contemporâneas assim como buscar financiamento adequado para todas essas temáticas.
No Congresso realizou-se a Assembleia Geral de Secretários, que aprovou a “Carta do 37º Congresso”, o Balanço de atividades e Prestação de Contas de 2023. Em agosto de 2023, formou-se a Comissão Organizadora do Congresso, composta pela assessoria e diretores do COSEMS/SP, responsável pela programação, organização do evento e ampla divulgação das atividades.
Objetivos
O objetivo do Congresso é mobilizar gestores e trabalhadores de saúde dos municípios para participar de um evento técnico, educativo, político e afetivo atualizar informações sobre as políticas estruturantes do SUS, problematizar questões relacionadas às relações interfederativas, regionalização e financiamento, tratar de temas específicos que impactam fortemente a gestão municipal, e oportunizar encontros entre pessoas que tem em comum o compromisso e a militância pelo SUS.
Também é dar visibilidade ao trabalho dos municípios, na Mostra de Experiências Exitosas, com premiação e envio das melhores experiências para a Mostra “Brasil Aqui tem SUS” do CONASEMS. No espaço Gilson Carvalho ocorreram debates e palestras com transmissão on line, democratizando gratuitamente conteúdos para todos os defensores do SUS, independente de estarem no congresso.
A Comunicação institucional aumentou o engajamento e interesse de todos no Congresso, através de ações em suas 8 mídias durante 6 meses.
Metodologia
Para mobilizar nosso público alvo a participar do Congresso, a Comissão organizadora analisou os congressos anteriores e propostas advindas dos Representantes Regionais, da Diretoria e dos Apoiadores para 2024. Os Cursos são as atividades mais procuradas pelos congressistas, com conteúdo bem fundamentado, expositores qualificados e muito debate com os inscritos.
Cada Curso tem um Termo de Referência, com a programação e nome dos palestrantes. São divulgados no site do congresso para orientar a escolha, que ocorre no ato da inscrição. Foram 13 Cursos simultâneos, de 8 horas cada. As Rodas Temáticas possuem um coordenador e convidados, com a missão de produzir falas disparadoras para promover o debate nas rodas. Foram 12 rodas simultâneas de 4 horas de duração cada.
Ocorreram três Seminários sobre Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde Digital, com 400 vagas cada. A Mostra de Experiências Municipais foi antecedida por 2 Oficinas de Escrita para estimular a inscrição de trabalhos nos 12 temas definidos. Além disto, publicou-se o documento Como Relatar Experiências, em formato de perguntas e respostas no site do Congresso.
Para Assembleia geral, convocação dos gestores municipais em diário oficial, conforme estatuto da entidade. Todas as atividades tiveram plano de comunicação institucional que incluiu artes, resenhas, reels, stories, entrevistas, impulsionamentos em mídias sociais, jornal temático e newsletter quinzenal.
Resultados
O resultado do trabalho da Comissão Organizadora foi a presença de mais de 3000 pessoas no Congresso entre inscritos, staff e expositores salas lotadas e avaliações positivas. Foram produzidos mais de 30 vídeos com 3300 visualizações até agora.
O espaço de Práticas Integrativas e Complementares reuniu centenas de participantes. Houve inscrição recorde de 1.669 experiências municipais e 18 outras experiências. Quase 200 delas se apresentaram em 23 salas de “Rodas Dialogando com a Mostra” com participação de comentaristas. A Premiação da Mostra contou com mais de 1.000 pessoas lotando o auditório, marcado pela alegria contagiante das equipes premiadas e a emoção da plateia. 15 experiências receberam o Prêmio David Capistrano 15 receberam Menção Honrosa uma experiência eleita pelo Voto Popular e 9 selecionadas para compor a Mostra Nacional.
O processo estratégico de mobilização contou com as mídias do COSEMS/SP para sensibilizar e motivar gestores e trabalhadores. Houve aumento expressivo de seguidores e acessos nas mídias sociais outros veículos de comunicação publicaram matérias sobre o Congresso. Os impulsionamentos
feitos engajaram 2,4 milhões de visualizações em 4 meses. Houve produção de jornal, entrevistas, matérias e debate com os ex-presidentes sobre o tema central. Participaram do Congresso quase 350 municípios e cerca de 200 gestores municipais
Conclusões
O COSEMS/SP relata esse processo de mobilização, divulgação, organização e realização do 37º Congresso e Mostra porque ele reflete de forma inequívoca a força dos municípios na construção do SUS, a importância de espaços de discussão democrática, informação consistente, conteúdo científico, divulgação e troca de experiencias na Mostra. O debate sobre Mudanças Climáticas e os impactos no SUS é urgente e oportuno, com necessidade de aprofundar a compreensão da complexidade do tema e do planejar ações e mudanças no SUS, preparar gestores e trabalhadores para enfrentamento de mudanças no meio ambiente, clima e na vida das pessoas, que já acontecem no Brasil e no mundo.
O COSEMS/SP protagonizou essa discussão inédita e irreversível. Concluímos que o êxito do 37º Congresso reflete a legitimidade do COSEMS/SP diante dos gestores paulistas, que ano a ano cresce em interesse e participação. As ações do Congresso não se finalizam nele. Ainda serão produzidas revistas eletrônicas com as experiencias inscritas, vídeos com as experiencias premiadas, divulgação da Carta de Santos, entrevistas, disponibilização das apresentações feitas pelos palestrantes. O engajamento manterá aquecida a discussão de temas estruturantes do SUS que acreditamos.
Este trabalho foi apresentado pelo COSEMS/SP durante a 19ª Mostra Brasil Aqui te SUS.